Notícia na íntegra
Estado e Prefeitura articulam ações da segunda etapa do programa Redenção

O prefeito Bruno Covas, o governador João Doria, secretários municipais, estaduais, representantes de autarquias e inspetorias se reuniram na manhã desta segunda-feira (3) para alinhar as estratégias, mapear as necessidades e identificar os avanços da segunda fase do Programa Redenção. Esta foi a segunda reunião geral do grupo de trabalho e aconteceu na sede da Prefeitura, região central da cidade.
“Eu só tenho que agradecer todo o empenho desta equipe e a coordenação do governador João Doria para enfrentar este problema que se arrasta aqui na capital”, disse o prefeito.
As ações para a evolução do programa serão articuladas em quatro eixos principais: Saúde, Assistência Social, Segurança e Trabalho, que trabalharão com protocolos e metas a curto e médio prazo. Para fazer um acompanhamento das ações, estão previstas reuniões setoriais sempre envolvendo representantes das pastas estaduais e municipais, além de outros encontros envolvendo todo o grupo de trabalho.
A Prefeitura também está aberta a uma interlocução com agentes do Governo Federal, sempre com o objetivo de trabalhar de forma complementar e integrada, promovendo a humanização de cada atendimento.
“O que nós pretendemos é trabalhar em três frentes: comunidades terapêuticas, com a ideia da abstinência como um dos modelos, mas não o único, e principalmente para que cada indivíduo tenha o seu projeto singular”, disse o coordenador de Saúde do programa Redenção, Arthur Guerra.
A reunião foi marcada por uma apresentação do secretário municipal do Governo, Mauro Ricardo Costa, sobre o andamento da Política Municipal de Álcool e outras drogas. “Este é um trabalho em conjunto, com a integração do Estado e da Prefeitura, que esperamos que sirva de modelo e seja utilizado em outras cidades que estejam com a mesma situação”, afirmou.
Política Municipal Sobre Álcool e Outras Drogas / Programa Redenção
A Prefeitura sancionou em maio deste ano a lei que instituiu a Política Municipal Sobre Álcool e Outras Drogas, com o objetivo de executar ações de prevenção, atenção e reinserção social de usuários de álcool e outras drogas.
Pela primeira vez, a capital paulista conta com instrumentos legais, claros e eficientes para lidar com um tema delicado e complexo. A iniciativa foi marcada pela nova etapa do Programa Redenção, criado em 2017 para atender aos usuários abusivos de crack e outras drogas que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social.
Leia também:
Prefeitura institui política municipal sobre álcool e outras drogas
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk