Notícia na íntegra
Festa de aniversário da cidade começa com samba no Centro
As comemorações dos 462 anos de São Paulo foram abertas oficialmente neste sábado (23) com uma festa em ritmo de samba. Um espetáculo em homenagem ao centenário do gênero musical foi realizado no Viaduto do Chá, em palco montado em frente à sede da Prefeitura.
"O samba é um dos ícones do Brasil, e saímos na frente com as comemorações do seu centenário. Estamos abrindo as festividades do aniversário da cidade com essa festa porque o samba faz parte do patrimônio cultural de São Paulo", contou o secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maurício Pestana.
A programação começou por volta das 12h e se estendeu até às 20 horas, com rodas de samba, comunidades e apresentação do Dj Malê que levaram animação para os fãs do gênero.
O espetáculo, gratuito, contou com shows de sete grupos que fazem parte da Associação de Sambistas, Terreiros e Comunidades de Samba de São Paulo (Astec), entre eles as comunidades Maria Cursi, Samba da Laje, Samba da Vela, Pagode da 27 e Rua do Samba Paulista.
"Esse evento é uma forma de valorizar o samba e demonstra que o prefeito Fernando Haddad está olhando para a nossa cultura", afirmou a cantora Duda Ribeiro, que carregava a faixa de "Embaixadora do Samba de São Paulo". O sambista Wilson Sucena, que se apresentou durante o show da comunidade Maria Cursi, ressaltou a importância dessa festa para dar mais espaço ao ritmo. "Os sambistas amam São Paulo", disse o cantor.
Reinam Rocha, representante da comunidade Maria Cursi, de São Mateus, na zona leste, destacou que o espetáculo no centro permite mostrar à população a cultura da periferia. "Muitos têm medo de ir ao nosso bairro para conhecer o nosso samba", afirmou.
Diante da importância e simbologia do samba para a cultura paulista e brasileira, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, vem, desde dezembro do ano passado, promovendo eventos em comemoração dos 100 anos de surgimento desse gênero musical. Segundo Pestana, o centenário será amplamente lembrado na cidade em 2016, com uma programação que inclui shows e diversas manifestações culturais ao longo deste ano.
Aniversário de São Paulo: três dias de festa
A cidade de São Paulo comemorará seus 462 anos com três dias de festa em toda a cidade. De 23 a 25 de janeiro, atividades gratuitas acontecerão em teatros, parques centros culturais, CEUs, ruas abertas e palcos externos. Na programação, o destaque vai para os shows de Gilberto Gil e Daniela Mercury. Turistas e paulistanos poderão conhecer melhor a cidade de bicicleta ou em passeios de trólebus. Veja a programação completa.
Na próxima segunda-feira (25), dia do aniversário da cidade, o Centro Esportivo e de Lazer Tietê recebe os shows do grupo Demônios da Garoa e de Gilberto Gil, a partir das 16h. O tradicional grupo de samba lembrará sucessos de Adoniran Barbosa e cantará músicas recentes que fazem parte do repertório da banda. Já Gilberto Gil deve fazer os fãs dançarem, relembrando os hits de sua carreira.
Em parceria com a São Paulo Carinhosa, a Secretaria Municipal de Cultura oferece uma programação especial para as crianças nas vias participantes do programa Rua Aberta, nos dias 24 e 25 de janeiro. Clique aqui e confira a programação completa do Rua Aberta.
Neste domingo (24), a cantora Daniela Mercury fará uma apresentação em ritmo de pré-Carnaval. Em cima de um trio elétrico, a cantora promete mais de 4 horas de festa no trajeto pela avenida Rebouças e rua da Consolação. A concentração do trio acontecerá na avenida Brigadeiro Faria Lima, a partir das 15h30. Daniela vai interpretar canções como “Canto da Cidade”, “Maimbê Dandá”, “Rapunzel”, além de uma homenagem especial para a cidade, “Antropofágicos São Paulistanos”, gravada em seu último álbum, “Vinil Virtual”.
Parques
Os parques também terão uma programação especial para comemorar o aniversário de São Paulo. Trilhas monitoradas serão realizadas nos parques Buenos Aires, no centro; Shangrila, no Grajaú; Severo Gomes, em Santo Amaro; Cemucam e Santo Dias, no Campo Limpo; no parque Anhanguera, na zona norte; e no parques Alfredo Volpi e Previdência, na zona oeste.
Na zona sul, uma pedalada do Parque Barragem permitirá conhecer a orla da represa Guarapiranga. O passeio acontece no sábado, das 8h às 16h30. O Parque Vila Silvia, na zona leste, terá apresentações de samba e forró, das 9h às 16h. Atividades especiais também acontecem nos parques do Rodeio, Piqueri e Vila Silvia, na zona leste; nos parques Cordeiro e Barragem, na zona sul; nos parques do Trote e Vila Guilherme, na zona norte; no Parque Pinheirinho d’Água, em Taipas; e nos parques Aterro Sapopemba e Guabirobeira, em São Mateus.
Gastronomia
Para aproveitar a gastronomia da cidade, o público poderá visitar festivais de Food Trucks e de Food Bikes. No domingo, o evento acontece na Praça Oswaldo Cruz, das 12h às 20h, com show do cantor Renê Sobral, às 13h. No feriado (25), o festival acontece na Praça Ramos de Azevedo, das 10h às 19h.
Confira aqui a programação completa em todas as regiões
Imagens para download:
Crédito: Leon Rodrigues/Secom
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk