Notícia na íntegra
Prefeitura garante funcionamento de serviços essenciais nesta segunda-feira (28)
A Prefeitura de São Paulo continua realizando diversas ações para conseguir a recomposição dos estoques de combustível e a manutenção dos serviços essenciais ofertados à população da capital. O Comitê de Gerenciamento de Crise obteve cerca de 1,5 milhão de litros de combustível, o que garante as principais operações municipais até esta terça-feira (29).
“Neste momento, São Paulo e o Brasil já perceberam a importância que os caminhoneiros têm na questão do abastecimento e o quanto é essencial o trabalho deles, mas nós temos um problema grave de abastecimento na cidade. Quero fazer um apelo para que eles possam voltar a trabalhar”, disse o prefeito Bruno Covas.
Caminhões para abastecer a frota municipal estão sendo escoltados por equipes da Policia Militar (PM) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro) disponibilizou três postos de combustíveis exclusivamente para atender a administração municipal. A PMSP tenta ampliar esse número para 16 para facilitar o abastecimento da frota de serviços essenciais. Assim, estão normalizadas as operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Serviço Funerário Municipal, da Defesa Civil, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da Assistência Social e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Há a possibilidade de o número de postos exclusivos ser ampliado já na tarde desta segunda-feira para garantir a operação.
Serviços essenciais que não são prestados pela Prefeitura também estão sendo monitorados pelo Comitê de Crise. Os postos de combustível disponibilizados pelo Sincopetro foram liberados para a Eletropaulo e a Comgás, já que as companhias tinham combustível apenas para rodar nesta segunda. A PMSP mantém contato com hospitais particulares, supermercados e outros serviços privados.
A Secretaria Municipal da Fazenda estima que, em uma semana, o município deixou de arrecadar em tributos cerca de R$ 150 milhões por conta da greve dos caminhoneiros apenas com ISS, valor que deixa de ser revertido para áreas essenciais como Saúde e Educação.
ÔNIBUS
A operação contou no horário de pico desta manhã com 68% da frota regular. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes informa que a São Paulo Transporte (SPTrans) autorizou as empresas de ônibus a rodar com 60% da frota no horário de entrepico desta segunda-feira. A medida é necessária para garantir que a frota esteja operacional no fim da tarde, noite e nesta terça-feira na mesma faixa de horários. A frota de trólebus está 100% operacional.
Conforme decreto do prefeito Bruno Covas, a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) foi liberada durante toda a semana para garantir o abastecimento de serviços essenciais da cidade.
RODIZIO DE VEÍCULOS
A Companhia de Engenharia de Tráfego mantém o rodízio municipal suspenso para veículos e caminhões. A CET mantém ainda a orientação para que os agentes de trânsito não apliquem multas aos motoristas que tiverem pane seca, fazendo apenas a remoção do veículo para um local seguro, onde não prejudique o trânsito.
COLETA DE LIXO E VARRIÇÃO
A coleta de lixo domiciliar opera normalmente até terça-feira de manhã. A coleta seletiva segue suspensa, mas a coleta hospitalar, a limpeza pós-feiras livres e o recolhimento de animais mortos estão mantidos. Os Ecopontos permanecem fechados, já que os resíduos coletados nesses locais são encaminhados a aterros localizados em rodovias federais e estaduais, muitas delas bloqueadas pelos caminhoneiros. Os serviços de varrição de vias e logradouros foram incrementados e estão garantidos nesta segunda-feira.
A Prefeitura pede a população que mantenha em suas residencias, na medida do possível, os resíduos recicláveis até a normalização do serviço.
SAÚDE
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que estão sendo adiadas as cirurgias eletivas marcadas nos hospitais municipais de São Paulo, diante da necessidade de garantir segurança nas reservas de insumos para os atendimentos de urgência e emergência. Todos os pacientes com procedimentos agendados serão avisados e terão as cirurgias remarcadas. Também serão suspensos a remoção de pacientes para exames eletivos e os exames de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-SP) estão usando os postos direcionados pelo Sincopetro e operam normalmente. O mesmo vale para o transporte de vacinas e medicamentos. Os Hospitais Municipais também estão abastecidos com oxigênio e diesel para os geradores.
EDUCAÇÃO
As escolas da rede municipal abriram as portas nesta segunda-feira, com a oferta de merenda especial, elaborado com supervisão da Coordenadoria de Alimentação Escolar, de acordo com os insumos disponíveis em estoque.
A Prefeitura estuda uma ação para ajudar as fornecedoras de merenda terceirizada na obtenção de insumos, especialmente gás de cozinha para o atendimento das crianças nesta terça-feira. Caso haja desabastecimento, será priorizado o atendimento às creches.
SERVIÇO FUNERÁRIO
O serviço segue funcionando normalmente até esta terça-feira (29) após o reabastecimento dos veículos nos postos disponibilizados pelo Sincopetro.
REDE DE ABASTECIMENTO
Feiras livres e sacolões estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE). O Comitê também fará o acompanhamento de possíveis crises em hospitais e farmácias privadas, ampliando o leque de atenção.
DIVISÃO DE FAUNA SILVESTRE
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) informa que a Divisão de Fauna Silvestre, localizada no Parque Ibirapuera, está fechada a partir desta segunda-feira para recebimento de animais. A decisão foi tomada por causa da dificuldade na entrega dos alimentos para os animais e também pelo racionamento de combustível para os casos emergenciais. A SVMA recebe apoio da Guarda Civil Metropolitana Ambiental para os casos mais graves.
O munícipe que tiver dúvidas quanto ao estado de saúde de algum animal silvestre encontrado em situação de risco poderá contatar o plantão do Centro, pelo telefone 3885-6669, quando receberá auxílio dos técnicos.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk