Notícia na íntegra
Fundo do Meio Ambiente seleciona projetos de educação ambiental
A Prefeitura de São Paulo abriu no último dia 17 as inscrições para o Edital 11 do Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Fema). A ação tem como objetivo apoiar projetos que visem o uso sustentável dos recursos naturais, manutenção, melhoria e/ou recuperação da qualidade ambiental, pesquisa e atividades ambientais de controle, fiscalização e defesa do meio ambiente. No total, serão investidos R$ 1,710 milhão para as dez propostas que serão contempladas.
Poderão apresentar projetos organizações da sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos com, no mínimo, três anos de existência e que possuam estatuto. As propostas deverão ser entregues até o dia 31 de dezembro de 2014, das 9h às 16h, no Protocolo Geral da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), na Rua do Paraíso, 387, Paraíso.
Os projetos selecionados visam a implantação de dez novos Polos de Educação Ambiental em parques municipais. Esta iniciativa contribui para o cumprimento da meta 87 do Programa de Metas da Prefeitura (2013-2016), que prevê a criação de um polo de educação ambiental em cada uma das 32 subprefeituras da capital, visando a descentralização dos serviços prestados e promovendo para a população o desenvolvimento de habilidades para a solução de problemas socioambientais de São Paulo.
Confira, abaixo, a lista completa dos Polos de Educação Ambiental que serão atendidos por meio do Edital:
Os projetos executados nos Polos de Educação Ambiental deverão incluir obrigatoriamente na proposta apresentada, atividades sobre Resíduos Sólidos, conforme Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos – PEACS (em Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Cidade de São Paulo – PGIRS) e o Programa SP + Sustentável, que contempla além da educação ambiental para coleta seletiva nas escolas municipais, também atividades de educação ambiental nos parques municipais (formação da comunidade escolar, cursos, produção de materiais de apoio, oficinas, trilhas, e atividades ambientais).
A análise dos projetos será realizada pela Comissão Técnica de Avaliação (CAV), composta por servidores públicos, a ser constituída pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), que avalia a viabilidade técnica e financeira do projeto e sua capacidade de atingir os objetivos propostos, tomando como base os critérios de avaliação definidos pelo edital
Polos de Educação Ambiental
Os polos são centros operacionalizadores de atividades de educação ambiental para a formação de multiplicadores e que visam promover a resolução ou minimização de problemas ambientais locais, fomentando, assim, comportamentos mais sustentáveis, na perspectiva socioambiental. Formação, Articulação, Integração, Participação e Eventos são os eixos de trabalho que constituem as atividades dos polos.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk