Notícia na íntegra

Terça-feira, 8 de Julho de 2014 | Horário: 18:01
Compartilhe:

Mais de 64 mil pessoas se reúnem nas ruas de São Paulo para assistir jogo do Brasil

Atualizado em 9/07/2014 às 17h34


Mais de 64 mil pessoas se reuniram nas exibições públicas e ruas de São Paulo nesta terça-feira (8) para assistir ao jogo entre Brasil e Alemanha pela semi-final da Copa do Mundo de 2014. A Fifa Fan Fest no Vale do Anhangabaú mais uma vez recebeu público de 25 mil pessoas, capacidade máxima. Cerca de 4.000 pessoas compareceram às exibições públicas pela cidade. Na zona norte, em Perus, 2.000 torcedores acompanharam o jogo pelo telão instalado pela Prefeitura na Praça do Samba. Outros 1.500 estiveram na Praça do Campo Limpo, zona sul, e 600 foram à exibição do jogo em São Miguel, na zona leste. Na Vila Madalena, a Polícia Militar estima que entre 35 mil e 40 mil pessoas se reuniram pelas ruas do bairro até as 19 horas.



Na Fifa Fan Fest, o público começou a tomar conta do espaço no início da tarde e, por volta das 16h, uma hora antes da partida, os portões foram fechados, porque a capacidade máxima do local foi atingida. Apesar da maioria de torcedores ser de brasileiros, o clima era de confraternização com os poucos alemães que estavam no Vale do Anhangabaú. Apesar da dificuldade do idioma, eles tentavam se comunicar, tiravam fotos, brindavam e se abraçavam. 



Um grupo de alemães e suíços aproveitava a Fan Fest para confraternizar com brasileiros. "Somos um grupo grande de alemães e suíços. Nos conhecemos aqui, e estamos gostando muito. Os brasileiros são muito alegres e sempre somos muito bem recebidos", disse o alemão da cidade de Bielefeld Konrad Thomas, 26.



Entre os brasileiros, a organização e a segurança do evento foram as ações mais citadas. O bombeiro Alex Ribeiro, 25, assistiu ao primeiro jogo do Brasil e voltou hoje com um grupo de amigos porque gostou da primeira experiência. "O clima aqui é muito bom, por isso voltamos hoje", disse.



Com o fim da partida e a confirmação da derrota brasileira, os torcedores tentaram se animar com o show da banda Bicho de Pé. A vocalista Janaína Pereira convidou os torcedores que ainda estavam no Vale do Anhangabaú a dançar forró para se alegrar.



Sarah Moreira Silva, de 25, permaneceu no Vale do Anhangabaú mesmo após a derrota do time brasileiro. "O Brasil perdeu, mas nós ganhamos. Conheci pessoas novas e estou curtindo a festa. Até mesmo porque a Copa continua", disse ela, que estava acompanhada de vários amigos.



Enquanto rolava o show, a alemã Anne Kelly, de 24, ensaiava, sem muito sucesso, alguns passos de forró. "O povo brasileiro é maravilhoso. Independente do resultado, estamos todos aqui, comemorando", afirmou. 



Na Vila Madalena, entre 35 mil e 40 mil pessoas ocuparam as ruas do bairro até as 19h, segundo a PM, disputando os espaços das televisões dos bares da região.



No momento do jogo, as ruas do bairro foram tomadas por milhares de jovens, brasileiros em sua maioria, que se agrupavam em frente aos bares da região na busca por uma televisão. As estudantes Micaele Sampaio, de 16, e Gabrielle Ribeiro, 16, estavam entre eles.



Apesar de não frequentarem o bairro, as jovens deixaram Carapicuíba, município da região metropolitana, para festejar. "É diferente assistir ao jogo em casa e assistir aqui. O jogo parece muito mais animado. O povo torna tudo animado", disse Micaele. "Essa é a nossa segunda vez aqui. Ter encontrado essa festa organizada foi fundamental para que voltássemos", completou a amiga.



Exibições públicas
Antes das 17h, o público já se reunia nos locais de exibições públicas onde a Prefeitura instalou telões para que as pessoas pudessem acompanhar os jogos do Brasil. Na Praça do Samba, em Perus, na zona norte, a expectativa era que o Brasil ganhasse o jogo.



A dona de casa Joseli Maria da Silva, de 40 anos, convenceu o marido a assistir ao jogo. "Vim aqui no último jogo do Brasil e foi muito bom. Dessa vez trouxe meu marido. Convenci ele de que valia a pena deixar o sofá e vir curtir o jogo aqui. A gente se diverte com a galera e é um lugar tranquilo, com segurança", disse.



A arrumadeira Maria Aparecida da Silva, de 40, fez companhia à família. Saiu do trabalho direto para a praça. "Vim na sexta-feira e ainda estou rouca. É muito bom poder curtir a Copa do Mundo com o povo da comunidade", afirmou.




Trânsito
As medidas adotadas para minimizar o impacto do trânsito na cidade foram efetivas. O pico de lentidão foi às 16h, três horas antes do jogo, com 166 quilômetros registrados. Das 17h em diante a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já registrava lentidão zero na cidade.



Saúde
Até as 20h as equipes de saúde realizaram 33 atendimentos médicos na Fan Fest, com uma remoção para hospital. A estrutura contou com três postos médicos, duas ambulâncias básicas, duas ambulâncias UTI. A Prefeitura disponibilizou ainda seis ambulâncias na Vila Madalena, com trabalho de 14 socorridas e oito bombeiros.



Vila Madalena
Para organizar a concentração de torcedores na Vila Madalena, na zona oeste, a Prefeitura disponibilizou estrutura para dar conforto e segurança aos torcedores e contribuir para a garantia do direito dos moradores da região. Foram instalados 160 banheiros químicos nas ruas e 120 agentes das subprefeituras trabalharam na fiscalização de ambulantes. 



Também foram deslocados para o bairro 100 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), 48 seguranças privados e dez agentes da Defesa Civil.



Para realizar dez bloqueios de vias, impedindo o estacionamento de veículos nas ruas de concentração e garantindo o acesso dos moradores, CET levou 80 agentes para a região.


A limpeza no bairro foi concluída às 3h30 desta quarta-feira (9), e contou com 245 colaboradores, dez fiscais, dois encarregados, três supervisores e três gerentes. Foram recolhidas 55 toneladas de lixo, e utilizados na limpeza 135 metros cúbicos de água de reúso e 250 litros de desinfetante.


Os fiscais apreenderam na última noite 30 sacos de bebidas, quatro carrinhos de transportes e cinco caixas de isopor.



Fotos para downloads
Crédito: Luiz Guadagnoli / SECOM | Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4
Crédito: Fábio Arantes/ SECOM | Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn