Notícia na íntegra
Meninas assumem cargos do prefeito Bruno Covas e da secretária de Direitos Humanos Berenice Giannella

Aaliyah Cristina de Mello, 16, e Kailany Dias da Silva, 15 anos, ocuparam os cargos, respectivamente, do prefeito Bruno Covas e da secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, nesta terça-feira, 9 de outubro.
A ação, que durou algumas horas, faz parte do movimento #meninasocupam da ONG Plan International Brasil, defensora dos direitos de crianças e adolescentes, com foco na igualdade de gênero e valorização de futuras mulheres.
Além de São Paulo, o movimento promove outras ações similares em cidades do Estado e da Bahia, Maranhão, Piauí e da capital federal, Brasília, no dia 11 de outubro, Dia Nacional das Meninas, data criada pela ONU.
Após assumirem simbolicamente os cargos do prefeito Bruno Covas e da secretária Berenice Giannella, as jovens conduziram reunião sobre o que mais pode ser feito pelas meninas desde a primeira infância.
Nesse dia o movimento prosseguiu com a troca de cargos com a diretora de uma empresa comercial e a participação em reunião para apresentar os objetivos da iniciativa para a diretoria de desenvolvimento institucional. As meninas assumiram o cargo da vice-cônsul do Consulado Britânico, da diretora da Plan no Brasil e participaram de reunião em uma indústria farmacêutica.
A ocupação por algumas horas de cargos de liderança em instituições privadas e governamentais simbolizaram que meninas também podem ocupar posições de destaque. O objetivo foi demonstrar a importância da educação na formação de futuras mulheres e na capacidade de exercerem cargos de destaque. O #Meninas Ocupam é, segundo a Plan International, uma oportunidade para ampliar o poder das jovens e também mostrar o compromisso das empresas, instituições e governos em apoiar a igualdade de gênero.
Serviço
Agenda de ocupações na administração pública municipal
15:00 às 15:50 - Prefeitura de São Paulo e Secretaria Municipal de Direitos Humanos: o prefeito Bruno Covas recebeu a secretária Berenice Giannella, o secretário Adjunto de Governo, Alexis Vargas, as meninas Kailany Dias da Silva, 15, e Aaliyah Cristina de Mello, 16, moradoras do Capão Redondo, Zona Sul, e a equipe da Plan International Brazil - Cynthia Betti, diretora presidente, Gabriela Pluciennik, gerente de projetos e Monica Sousa, gerente de comunicação. O prefeito passou, simbolicamente, o seu cargo para Aaliyah, que conduziu reunião com os presentes para discutirem o que pode ser feito com o olhar para a menina, desde a primeira infância. Kailany esteve no "papel" de secretária.
"É preciso dar atenção para aqueles que mais precisam para que tenham oportunidade porque, se a desigualdade é grande com o jovem da periferia, ela é ainda maior com as meninas que vivem nessa região. E isso significa atenção em áreas como saúde, educação e segurança, entre tantas outras", enfatizou Bruno Covas.
16:00 às 16h45 - Secretaria Municipal de Direitos Humanos - Secretária Berenice Giannella recebeu as meninas Kailany Dias da Silva, 15, e Aaliyah Cristina de Mello, 16, além da equipe da Plan International Brasil - Cynthia Betti, diretora presidente, Gabriela Pluciennik, gerente de projetos e Monica Sousa, gerente de comunicação. Em seguida, a secretária passou simbolicamente o seu cargo para Kailany, para que ela conduzisse uma reunião com os coordenadores.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk