Notícia na íntegra
Na capital do emprego, ações da Prefeitura ajudam munícipes a encontrar trabalho
São Paulo, a cidade que mais gerou empregos com carteira assinada no Brasil em 2022, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, celebra neste Dia do Trabalhador a criação de mais 32.399 postos formais no primeiro trimestre de 2023, entre admissões (632.184) e desligamentos (599.785).
No ranking de 2022, a cidade de São Paulo é seguida por Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza. A diferença para o Rio de Janeiro, segundo colocado, foi de 85.796 vagas. A capital paulista gerou 188.727 vagas, contra 102.931 da capital fluminense.
Os números são resultado de um amplo trabalho da administração municipal para geração de emprego e renda na cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) finalizou o ano de 2022 com cerca de 900 mil atendimentos para a população da cidade, realizados nas unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo. A rede, que hoje conta com 27 postos, dobrou o atendimento em comparação ao ano de 2021, oferecendo ao cidadão vagas de emprego, orientação sobre cursos, formalização para empreendedores, entre outros. Somente no primeiro trimestre deste ano, o Cate realizou 233.105 atendimentos. No ano passado, no mesmo período, foram 206.758.
Foi em uma dessas unidades que um controlador de acesso desempregado havia dois anos retomou o rumo da própria vida. Como tantos brasileiros, Roberto Vieira, de 46 anos, perdeu o emprego durante a pandemia e enfrentou ainda mais dificuldades de recolocação por ter deficiência visual.
A ida à unidade do Cate Central foi mais uma das inúmeras tentativas que fez de voltar ao mercado de trabalho desde que ficou desempregado. “Foram dois anos horríveis, me sentia muito mal por não poder cumprir com meus compromissos”, afirma.
Lá, conheceu o Contrata SP Pessoa com Deficiência, que faz a ponte entre os trabalhadores e as empresas que buscam profissionais. Ele conseguiu. Morador de Itaquera, na zona Leste, Vieira agora é ascensorista em um prédio. “Passei dois anos parado e agora me sinto útil novamente”, afirma.
Orientação certeira
O que pode ter diferenciado a experiência de Vieira em sua busca por emprego das demais tentativas que fez foi atendimento humanizado e diferenciado que recebeu no Cate. Por isso, ele faz questão de elogiar as pessoas que o orientaram: o supervisor de atendimento Felipe Ernani de Souza e a agente de recrutamento e seleção Jéssica de Jesus, que trabalham no Cate Central. “No dia em que estive no posto cinco empresas estavam fazendo uma seleção e fui escolhido. Encontrei dois anjos que me atenderam: o Felipe e Jéssica, que me ajudaram em todo o processo”, lembra.
Três dias antes de começar a trabalhar, em 26 de abril do ano passado, Vieira fez questão de voltar ao Cate Central para agradecer aos funcionários. “Conheci toda a equipe. O atendimento é muito bom e todos são prestativos.”
No Dia do Trabalhador, ele dá uma dica para quem ainda não conseguiu um emprego: “A gente precisa perseverar. Por isso, se alguém que está nessa situação, minha dica é não desistir. Também vá atrás das pessoas certas e procure serviços como o Cate.”
Confira os endereços do Cate
Também é possível se cadastrar para vagas de emprego pelo Portal Cate.
Contrata SP
Em paralelo ao trabalho realizado nas unidades do Cate, a Prefeitura de São Paulo também promove ações pontuais. Somente no Contrata SP, mutirão de empregabilidade, passaram ao longo do ano passado 9,8 mil candidatos à recolocação profissional, que puderam acessar mais de 8 mil vagas disponibilizadas por grandes empresas.
Unidades móveis
A fim de facilitar o acesso do público aos serviços da Prefeitura de São Paulo nas áreas de emprego e empreendedorismo, quatro unidades móveis do Cate circulam periodicamente pela cidade. Em 2022, o Cate Móvel também passou a incluir em sua programação as estações das linhas azul, verde e vermelha do Metrô. A parceria proporcionou novos meios para o cidadão acessar os programas de empregabilidade. As quatro unidades móveis atenderam mais de 21 mil participantes em todas as ações realizadas na cidade.
Qualificação profissional
Os trabalhadores em busca de recolocação no mercado de trabalho também contam com a Prefeitura de São Paulo para aprimorar o currículo e poder ampliar as oportunidades de conquistar um emprego. Mais de 220 mil pessoas receberam qualificação profissional em 2022.
O acesso aos cursos gratuitos é possível por meio da plataforma do Portal Cate, que facilita a formação. O interessado pode estudar de qualquer lugar, por meio de smartphones ou computador em áreas como saúde, gastronomia e tecnologia. Ao final terá acesso a certificado, emitido diretamente pelo portal.
O montante de pessoas formadas no ano passado também foi possível com a oferta de cursos proporcionados pela Fundação Paulistana, que possui atuação na cidade com duas unidades da Escola Makiguti na área da saúde e em outras frentes de formação profissional em áreas com alta demanda no mercado e que também são as vocações de São Paulo.
SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk

