Notícia na íntegra
Novas creches abrem 200 vagas na zona norte da capital
Duas novas creches inauguradas na subprefeitura Vila Maria/ Vila Guilherme abriram mais de 200 vagas de educação infantil na zona norte da Capital. A unidades integram o plano de expansão do atendimento de crianças de zero a cinco anos, que já criou em três anos quase 90 mil vagas em toda a cidade. Somente na Diretoria Regional de Educação Jaçanã/ Tremembé, responsável pelos novos Centros de Educação Infantil, foram 4 mil novas vagas.
“Hoje nós vemos os bebês aqui recebendo estímulos, trocando experiências com outras crianças, recebendo aquilo que vai garantir que eles tenham um desenvolvimento afetivo e intelectual melhor. Está provado que a educação infantil tem reflexos em toda a vida. Vamos formar cidadãos melhores cuidando da primeira infância”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, após visitar as instalações do Centro de Educação Infantil (CEI) Josephina Santos Maia, na Vila Guilherme.
A unidade foi construída pelo empresário João Edward Vaz Maia, que iniciou o atendimento em 2007 para cerca de 30 crianças. Com o conveniamento da Prefeitura, foi possível ampliar a quantidade de vagas, e hoje 121 crianças estão matriculadas. “Fizemos várias pesquisas, conhecemos muitas escolas da região, inclusive particulares, e nenhuma se equiparou à estrutura que temos aqui, tanto física, quanto o acolhimento às crianças. Meu menino de dois anos se desenvolveu demais, em pouco tempo. Estamos muito satisfeitos”, avalia Fabiana Balazino, mãe de Miguel, dois anos.
O CEI tem dois pavimentos, com dois refeitórios, um lactário, sete salas de aula, além de playground, horta e solarium. A creche conta com 16 professores de educação infantil, além de agentes de limpeza, cozinheiras, auxiliar administrativo, diretora, coordenadora pedagógica e enfermeira.
Jardim Brasil
Após visitar o CEI Josephina Santos Maia, Haddad se reuniu nesta manhã com pais e funcionários na nova CEI Doce Infância, no Jardim Brasil, zona norte. A unidade atende 111 crianças e é administrada pela Casa de Caridade Vovó Rosália e Cabocla Cecy. “Estas crianças estão tendo oportunidades, e a vida delas será melhor. Nós estamos cuidando do futuro e do presente do nosso país”, disse o secretário Gabriel Chalita (Educação)
O equipamento conveniado tem dois pavimentos, com refeitório, lactário, berçário, fraldário, cinco salas de aula, além de solarium e playgrounds externo e interno. O CEI tem 19 funcionários, sendo 12 professores de educação infantil.
Expansão
Desde 2013, a Prefeitura abriu 87.707 novas vagas para crianças até 5 anos, sendo mais de 70 mil em creches. São 370 novas CEIs, em imóveis próprios ou locados com entidades parceiras. Está programada a abertura de mais 139 equipamentos, sendo 37 creches e 31 EMEIs concluídas e 54 creches e 17 escolas de educação infantil em construção, além de oito CEUs, que também terão unidades para a faixa etária de 0 a 5 anos. Atualmente a rede municipal atende 485.032 crianças desta idade.
Imagens para download:
Crédito: Fábio Arantes /Secom
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9 l Foto 10 l
Foto 11 l Foto 12 l Foto 13
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk