Notícia na íntegra

Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 2021 | Horário: 14:24
Compartilhe:

Novo estado de atenção para alagamentos na Zona Sul

Área encontra-se nesta condição desde as 13h15. As demais regiões permanecem em estado de atenção

 A Prefeitura, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) informa novo estado de atenção para alagamentos às 13h45, na Zona Sul.

As zonas Norte, Leste, Sudeste, Oeste e Centro, assim como as marginais Tietê e Pinheiros, permanecem em estado de atenção desde as 13h16.

Uma extensa área de instabilidade, com intensidade moderada a forte, se propaga em direção à capital, inicialmente entrando pela Zona Norte e em seguida deve se espalhar para outras regiões da cidade.

Imagens do radar meteorológico do CGE mostram chuva leve e moderada na Zona Norte, nas subprefeituras de Freguesia do Ó e Casa Verde. O mesmo quadro é observado na subprefeitura da Lapa, Zona Oeste.

As precipitações serão acompanhadas de trovoadas, descargas atmosféricas (raios), probabilidade de rajadas de vento e queda de granizo. Este cenário é favorável para a formação de alagamentos, quedas de árvores, bem como transbordamento de rios e córregos. 

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Tendência para os próximos dias:

Termômetros em torno dos 19°C na madrugada de sexta-feira. No decorrer do dia, sol com céu nublado e temperatura máxima atingindo os 26°C nas horas de maior aquecimento, enquanto os percentuais de umidade do ar variam entre 50% e 95%. A presença de um cavado, região alongada de baixa pressão atmosférica, em níveis médios da atmosfera, proporciona condições favoráveis para a ocorrência de chuva generalizada, com até forte intensidade a partir da tarde. As precipitações invadem o período da noite, com expectativa de volumes elevados. Essa condição mantém o risco de formação de alagamentos intransitáveis, transbordamento de rios e córregos além de quedas de árvores.

O sábado (13) promete ser chuvoso desde a madrugada, que deve registrar termômetros em torno dos 20°C. Ao longo do dia, curtos períodos de sol e céu nublado com chuva. A temperatura máxima atinge os 27°C com as menores taxas de umidade do ar próximas dos 52%. As precipitações mais volumosas devem ocorrer entre a tarde e o período da noite, com elevado potencial para a formação de alagamentos, transbordamento de rios e córregos, além de deslizamentos de terra em áreas consideradas de risco.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn