Notícia na íntegra
Novos integrantes do comitê de políticas para população de rua tomam posse
Os novos membros eleitos para o Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua tomaram posse nesta terça-feira (10), em cerimônia na sede da Prefeitura, na região central. O órgão é deliberativo e reúne representantes do poder público, de moradores de rua e de entidades da sociedade civil para definir políticas públicas voltadas para esta população.
O prefeito Fernando Haddad e os secretários Eduardo Suplicy (Direitos Humanos e Cidadania), Luciana Temer (Assistência e Desenvolvimento Social), Simão Pedro (Serviços), José Floriano (Habitação) e Benedito Mariano (Segurança Urbana) participaram do evento de posse.
Os integrantes do comitê atuarão por dois anos na elaboração, acompanhamento e controle de ações da Prefeitura. Eles foram escolhidos por eleição, realizada em 26 de setembro, na qual disputaram 61 candidatos. A sociedade civil conta com 18 cadeiras, sendo 5 titulares e 5 suplentes para o segmento da população em situação de rua, e 4 titulares e 4 suplentes para o segmento de organizações.
“Nessa luta contínua do acesso aos nossos direitos e políticas públicas, nós entendemos que tem que haver uma conversa intersetorial, porque o cuidado com o ser humano não é só pela saúde, nem só pelo trabalho, nem só direitos humanos, arte e cultura. Nós temos muito a avançar, colocar as nossas propostas, os desafios e as conquistas”, afirmou Neide Aparecida de Vita, uma das representantes eleitas.
O colegiado foi criado em 2013 com o objetivo de construir uma política para as pessoas em situação de rua e viabilizar oportunidades a essa população, para que ela tenha sua cidadania garantida. As reuniões acontecem mensalmente, na primeira quarta-feira do mês, e são abertas ao público.
“O comitê é um espaço público e democrático em que as diversas formas de expressão aparecem. Nesses anos de trabalho, foram revistas as normativas da Operação Baixas Temperaturas, os protocolos do Samu, e uma minuta de protocolo de zeladoria para com a população de rua está em fase bastante avançada”, disse Luana Bottini, coordenadora de políticas para a população de rua da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.
Integram o comitê as Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania, Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Trabalho e Emprego, Habitação, Educação, Serviços, Coordenação de Subprefeituras e Segurança Urbana.
Após a posse do comitê, a pasta de Direitos Humanos e Cidadania promoveu uma programação de atividades culturais, com apresentações e oficinas artísticas. Entre as atividades estão declamação de cordel, shows de dança e de música coral, além de oficinas de artes plásticas.
Veja abaixo a composição completa do comitê:
População em situação de rua – titulares:
Adriano Marques de Camargo
Marta Oliveira de Cerqueira
Talmos da Conceição Silva
Neide Vita
Carla de Oliveira Pena (Carlinha)
População em situação de rua – suplentes:
Denis da Silva Santos
Manoel Messias dos Santos (Jamaica)
Darcy da Costa
Adriana Regina Dellosi
Rosália Santana dos Santos
Organizações – titulares:
Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto
Associação Evangélica Beneficente (Porto Seguro)
Associação Missão Belém
Associação Rede Rua
Organizações – suplentes:
Associação Franciscana Solidariedade - Sefras (Chá do Padre)
Movimento Estadual da População em Situação de Rua
Associação Beneficente Caminho de Luz (Abecal)
Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana (Croph)
Imagens para download:
Crédito: Fábio Arantes/Secom
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk