Notícia na íntegra
Obras no Córrego do Cordeiro, zona sul, vão amenizar impactos das chuvas de verão
O prefeito Fernando Haddad visitou na manhã desta quarta-feira (3) dois piscinões em obras da bacia do Córrego do Cordeiro, em Cidade Ademar, na zona sul da cidade. A região, onde moram mais de 760 mil habitantes, sofre há décadas com os alagamentos que atingem a cidade, principalmente durante o verão.
As obras, iniciadas em julho de 2013, deverão contribuir para o fim das enchentes ao longo das avenidas Roque Petroni Júnior, Professor Vicente Rao, Vereador João de Luca e Cupecê.
"Acredito que estamos com o maior número de obras de drenagem da história da cidade [sendo realizadas] simultaneamente. Estamos com obras pesadas aqui no Cordeiro, na Ponte Baixa e na Água Preta. Aqui o problema é histórico, inclusive com repercussões até a Marginal do Pinheiros", afirmou o prefeito, mencionando o cruzamento da Avenida Santo Amaro com a Vicente Rao como um dos locais com enchentes recorrentes. "Nós vamos, já para dezembro deste ano, entrar com dois reservatórios em operação, já funcionais", disse.
O secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe, lembrou que apesar de funcionais, as obras não estarão finalizadas até o fim do ano. "Esses dois piscinões terão funcionalidade e já vão atenuar a chuva deste verão, que devem começar agora. A obra, entretanto, não estará pronta, pois os piscinões serão cobertos e estão previstas, inclusive, praças públicas [sobre eles], afirmou.
A obra completa consiste na implantação de canalização em galeria retangular em concreto armado de seções variáveis, redes de microdrenagem, construção de reservatórios de retenção de cheias, caixas de equalização de vazões e interligação de galerias, recomposição de pavimento, licenciamento ambiental e projetos executivos.
A primeira fase da obra da bacia do Cordeiro abrange a canalização de 400 metros do córrego, além da construção dos três primeiros reservatórios - dois deles já iniciados. As obras do terceiro devem começar nas próximas semanas. Essa primeira etapa, orçada em mais de R$ 155 milhões, deve ser concluída até meados de 2015. Juntos, os três piscinões terão capacidade de armazenamento de mais de 132 mil metros cúbicos. Já a segunda fase das obras, que será ainda licitada, consiste na construção de mais três piscinões e a canalização de mais 1,8 quilômetro do córrego Cordeiro. Clique aqui e saiba mais sobre os piscinões.
Durante a visita, Haddad lembrou ainda que a região, a partir do Plano Diretor, receberá incentivos urbanísticos, sob os quais as empresas interessadas em se instalar ao longo do eixo da Avenida Cupecê não terão de pagar outorga. "[Com a construção desses piscinões], Estamos corrigindo o maior obstáculo para que essa região ganhe empreendimentos e traga empregos para a Cidade Ademar e toda a zona sul", afirmou.
CDC Jardim Miriam
O prefeito Fernando Haddad visitou ainda o Clube da Comunidade (CDC) Jardim Miriam, que passou por reforma estrutural e elétrica. Recentemente, o campo de futebol do equipamento recebeu ainda grama sintética.
O estudante Igor Fernandes, 13, aprovou as mudanças. O jovem joga futebol no local pelo menos três vezes por semana com os colegas do bairro. "Jogar bola aqui está perfeito. Antes, sempre me machucava, pois tinha muita pedra. Isso sem falar na bagunça que era quando chovia. Era tanta lama que não conseguíamos nem mesmo jogar", disse.
Leia mais:
Obras nos córregos Água Preta e Sumaré vão melhorar drenagem na região
Fotos para download
Crédito: Heloisa Ballarini
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk