Notícia na íntegra
Pancadas isoladas de chuva entre as zonas Norte e Oeste
A manhã deste domingo (12) começou com céu encoberto e chuviscos isolados na capital e região metropolitana. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura mínima registrada na madrugada foi de 19,3°C.
Os dados pluviométricos do CGE da Prefeitura de São Paulo, mostram que março acumulou até o momento 111,9mm, o que representa aproximadamente 63,0% da média do mês que é de 177,6mm. Além disso, março de 2023 registrou chuva em 11 dias, sendo que a média de dias de chuva é de 21 dias.
No decorrer da manhã, muitas nuvens, chuviscos isolados e poucas aberturas de sol. A sensação é de tempo abafado. A máxima alcança os 26°C, e a umidade do ar será superior a 60%.
A partir das primeiras horas da tarde, a propagação de áreas de instabilidade provoca chuva inicialmente isolada, mas que ganha força com a entrada da brisa marítima. Há potencial para pancadas fortes com potencial para rajadas de vento, formação de alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos. O solo encharcado aumenta o risco de inundações, desabamentos e deslizamentos de terra. A noite ainda será chuvosa, porém com precipitações de leve a moderada intensidade.
Tendência para os próximos dias
O cenário se repete nesse início de semana. Muita atenção com o solo encharcado, pois o mesmo mantém alto o risco de deslizamentos de terra nas áreas de encosta. As recentes simulações atmosféricas mostram que as precipitações perdem força a partir da próxima quarta-feira (15).
Na segunda-feira (13), muitas nuvens e aberturas de sol pela manhã. O tempo abafado e úmido gera áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas com intensidade moderada a forte à tarde. Há potencial para alagamentos, rajadas de vento e transbordamentos de pequenos rios e córregos. Mínima de 19°C e máxima de 27°C.
Na terça-feira (14), sol entre nuvens entre a manhã e as primeiras horas da tarde. A partir do meio da tarde, o calor e a entrada da brisa marítima favorecem a formação de instabilidades que provocam pancadas isoladas de chuva acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e potencial para formação de alagamentos. Os termômetros variam entre 18°C ao amanhecer e 28°C à tarde.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk