Notícia na íntegra

Sábado, 4 de Outubro de 2014 | Horário: 10:27
Compartilhe:

Polos da Universidade Aberta ganham dois novos cursos com mais de mil vagas

Cerca de 800 pessoas participaram neste sábado (4), no Clube Esperia, na zona norte, da aula inaugural dos cursos de especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância e de Novas Tecnologias no Ensino de Matemática. Os dois cursos serão os primeiros dos 14 novos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que oferece capacitação gratuita para profissionais da educação.

As especializações serão implantadas ainda em 18 polos nos Centros Educacionais Unificados (CEU), que já oferecem outros cursos a educadores desde o fim do ano passado. São 1.080 vagas oferecidas nas duas especializações, que foram aprovadas em junho deste ano pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os dois cursos são oferecidos pela Universidade Federal Fluminense (UFF) por meio da UAB.

Com os dois novos cursos, os 32 polos da UAB oferecem neste ano, 8.017 vagas em graduação, especialização, aperfeiçoamento e mestrado, todos desenvolvidos por 14 universidades públicas parceiras, consideradas as melhores do país.

O prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal da Educação, Cesar Callegari, participaram da aula inaugural ministrada pelo vice coordenador dos cursos da UFF, o professor Carlos Eduardo Mathias Motta. “É muito difícil para o professor conseguir o sabático para permitir que ele deixe a sala de aula e amplie sua formação. Às vezes, até se consegue, mas fazer em massa é difícil. Então, levar a universidade para perto da sala de aula, você garante ao professor fazer seu curso de pós-graduação e compatibilizar a formação continuada junto com o exercício da sua profissão”, afirmou o prefeito.

“Esse trabalho de formação continuada e de formação inicial para os educadores da cidade de São Paulo é de fato uma das grandes prioridades da política educacional que está em curso na Prefeitura”, disse Callegari.

O reitor da UFF, Roberto de Souza Sales, também presente na aula inaugural, lembrou que a universidade está em 68 polos do Brasil e expandiu o número de ingressos anuais para mais de 11 mil vagas, sendo 60% delas ocupadas por pessoas que não tem condição de pagar uma instituição privada.

“São dois cursos importantíssimos na questão da formação continuada, porque eles lidam com as novas tecnologias do ensino e atualização da área pedagógica frente a tecnologias digitais que estão aí e devem ser colocadas em favor da educação”, afirmou o coordenador de cursos da UAB na UFF, Celso José da Costa.

Universidade Aberta
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior, mestrado profissional, especializações e aperfeiçoamentos por meio do uso da metodologia da educação a distância. Os professores que atuam na educação básica têm prioridade, mas os cursos também estão disponíveis para toda a população.

Em São Paulo, 18 polos da UAB entraram em funcionamento nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) em 2013, oferecendo diferentes cursos desenvolvidos por 14 universidades parceiras. Em junho deste ano, a Capes aprovou mais 13 polos de apoio presencial da UAB nos CEUs e um na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Gilberto Dupas, na zona norte. Somados aos 18 já existentes, são 32 polos da UAB na capital.

Professor da EMEFI Jardim Fontalis, na zona norte, Luciano Nascimento, 27 anos, fará o curso de Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância no polo do CEU Curuçá. Ele acredita que as oportunidades de formação foram ampliadas com a UAB. “Acho uma iniciativa interessante, porque é uma boa oportunidade para o educador seguir estudando e ter sua formação continuada. Antes as oportunidades eram mais restritas e espalhadas. Hoje, há uma tentativa de ampliação”, disse.

Fotos
Credito: Fabio Arantes/SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn