Notícia na íntegra

Segunda-feira, 27 de Junho de 2016 | Horário: 16:56
Compartilhe:

Prefeitura entrega 102 unidades habitacionais na zona sul da cidade

Além dos apartamentos convencionais, Conjunto Habitacional Nova Esperança possui 16 unidades adaptadas para moradores com mobilidade reduzida

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (27) mais 102 unidades de habitação de interesse social (HIS). Localizado no bairro Parque Jabaquara, na zona sul da cidade, o Conjunto Habitacional Nova Esperança possui oito andares com 12 apartamentos por andar. Das 102 unidades, 16 são adaptadas para moradores com mobilidade reduzida.

“Não têm nada mais feliz do que você combinar dois tipos de obras que em geral estão separadas. Às vezes você faz uma obra de infraestrutura, e expulsa as pessoas do lugar. Às vezes você faz moradia, mas não melhora o bairro. Então, a melhor coisa que tem é uma obra que combina a infraestrutura do bairro sem expulsar os moradores de baixa renda. Porque vocês não estão sendo convidados a sair, vocês estão sendo convidados a ficar. E isso não era assim. Antes, muitas das cidades vizinhas, ganhavam moradores de São Paulo expulsos pelas obras públicas. E esse é um pecado que nós não vamos mais cometer. Vamos agora sempre combinar uma coisa com a outra”, afirmou o prefeito.

Construído em um terreno com 1.837,16m², o prédio possui garagem com vaga para deficiente e seis vagas para motocicletas. Além da torre de oito andares, o novo conjunto habitacional também conta com uma área de lazer com salão, dois centros comunitários e dez espaços para pequeno comércio gerador de renda. Os apartamentos são de dois e três dormitórios, sendo 86 apartamentos de dois quartos, com 51,12m², e 16 unidades de três quartos, com 65,17m².

“A melhor obra que podemos entregar é uma obra de habitação social. Já tínhamos entregado 74 unidades aqui atrás e estamos entregando hoje mais 102 unidades. E vamos produzir mais de quatro mil unidades. E apesar de estar todo mundo falando em crise, que o Brasil está em crise, na cidade de São Paulo não. Nós equacionamos nossas contas, e com uma gestão responsável estamos entregando obras. São Paulo está conseguindo conduzir suas obras e seus investimentos para melhorar a vida de todos”, afirmou o secretário municipal de infraestrutura urbana e obra, Roberto Garibe.

Durante a cerimônia de entrega das unidades habitacionais, um dos moradores que recebeu as chaves de seu novo apartamento, agradeceu a gestão municipal. “Muitos não acreditaram que isso ia acontecer. Falaram que esses imóveis não iam ser entregues para nós, mas está ai a vitória. E é uma conquista que não tem palavras. Então, eu agradeço a Prefeitura, agradeço a todo mundo que participou. Eu moro aqui há 40 anos, e já passamos por muitas coisas ruins. Enchente, incêndio, o saneamento básico que era precário. Mas o progresso chegou, e sabemos que vai chegar a todas as comunidades da região”, disse Samuel Candido.

“Com esses apartamentos, já são 400 unidades entregues, tudo na Operação Urbana Águas Espraiadas. E tem mais de 1.114 unidades em construção apenas na Operação Urbana. Foi um trabalho difícil, mas aos poucos a gente vai avançando, até chegar a uma data tão importante como essa”, afirmou Luiz Fernando Macarrão, chefe de gabinete da secretaria municipal de Habitação.

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de São Paulo já realizou a entrega de mais de 10 mil unidades habitacionais. Outras 21.848 unidades já estão em fase de obras. Todo o planejamento habitacional, assim como as obras em andamento, entregues ou prestes a serem iniciadas, pode ser acompanhado por meio do Habisp (www.habisp.inf.br). A ferramenta também permite o monitoramento das famílias beneficiadas do auxilio aluguel, com informações de onde e quando serão beneficiadas com moradias definitivas.

Além da construção de conjuntos habitacionais, a Prefeitura de São Paulo tem realizado uma série de ações para melhorar a infraestrutura da região, como parte da Operação Urbana Águas Espraiadas. Ainda nesta sexta-feira, o prefeito participou da entrega das obras de ligação local entre as avenidas Lino de Moraes Leme e Pedro Bueno, que agilizará o acesso à avenida Roberto Marinho.


FOTOS
Crédito: Cesar Ogata/SECOM

Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8
Foto 9 | Foto 10 | Foto 11 | Foto 12 | Foto 13 | Foto 14 | Foto 15

 

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn