Notícia na íntegra
Prefeitura já implementou cerca de 200 quilômetros de novas ciclovias
A Prefeitura alcançou na última semana praticamente metade da meta que estabelece a implementação de 400 quilômetros de ciclovias pela cidade até 2016. Atualmente, a cidade possui 262,8 quilômetros de vias exclusivas aos ciclistas. Deste total, a atual gestão inaugurou 199,8 quilômetros desde junho de 2014. Até então, São Paulo possuía 63 quilômetros de ciclovia apenas. Em entrevista à rádio Capital na manhã desta quinta-feira (19), o prefeito Fernando Haddad atualizou a meta e afirmou que a administração pretende chegar à marca de 500 quilômetros até dezembro.
"Estão criticando as ciclovias porque ela não está pronta. Nós estamos consolidando uma malha cicloviária mínima de 500 quilômetros. Tínhamos [cerca de] 60 quilômetros e faremos mais 430 [quilômetros] até o final do ano. Por que nós precisamos dos 500 quilômetros? Porque é o mínimo necessário para conectar os bairros e conectar os bairros com as estações de trem, metrô e os terminais de ônibus. Às vezes a pessoa está a quatro quilômetros do trabalho e pode ir de bicicleta, mas se ela está a 20 [quilômetros], ela fala: ‘eu não tenho condições de ir de bicicleta, mas eu posso chegar ao bicicletário de bicicleta’. Isso é muito comum. Por isso que a gente está implantando os bicicletários, os paraciclos", afirmou.
O último trecho de ciclovia foi inaugurado na última sexta-feira (13), com 1,2 quilômetro de vias exclusivas para bicicletas na Avenida Atlântica, na Capela do Socorro, zona sul. A via faz a interligação com o Parque Guarapiranga e com a ciclovia Capela do Socorro, chegando até Avenida Guarapiranga e a Ponte do Socorro.
Durante a entrevista, Haddad destacou ainda que a adoção das ciclovias pelos cidadãos é algo gradativo e defendeu a utilização das vias antes da conclusão da malha cicloviária. "Não tem cabimento eu fazer a ciclovia e deixar ela fechada enquanto a malha não está pronta. Então você vai liberando, até para as pessoas se habituarem com aquele novo visual que toda cidade do mundo moderna tem", disse.
De acordo com a Pesquisa Mobilidade Urbana, feita pelo Ibope a pedido da Rede Nossa São Paulo e divulgada em setembro de 2014, o número de paulistanos que usam a bicicleta todos os dias como meio de transporte cresceu 50% em relação ao ano anterior. Enquanto o levantamento de 2013 estimou que cerca de 174,1 mil moradores da cidade usavam a bicicleta diariamente, em 2014 o número passou para aproximadamente 261 mil. A pesquisa apontava ainda que as medidas que mais incentivariam o uso da bicicleta como alternativa ao carro foram justamente a criação de novas ciclovias e a melhoria da segurança do ciclista.
Prêmio Transporte Sustentável
Em janeiro deste ano, a cidade de São Paulo foi eleita uma das vencedoras da 10ª edição do Sustainable Transportation Award (Prêmio Transporte Sustentável) por conta da implementação de 150 quilômetros de ciclovias e mais de 460 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. O prêmio é organizado pelo Institute for Transportation e Development Policy (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento), comitê internacional de organizações e especialistas em transporte sustentável, que inclui o Banco Mundial, inclusive.
Criado em 2005, o prêmio é concedido a cidades que implementam projetos de transporte inovadores e sustentáveis. Além de melhorar a mobilidade urbana, o projeto de transporte deve reduzir o efeito estufa e as emissões de poluição do ar, além de melhorar a segurança e acesso para ciclistas e pedestres. Os finalistas são selecionados por um comitê internacional de especialistas em desenvolvimento e organizações que trabalham no transporte sustentável.
Imagens para download
Crédito: Fábio Arantes/SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk