Notícia na íntegra

Terça-feira, 30 de Maio de 2017 | Horário: 16:36
Compartilhe:

Prefeitura lança plataforma digital para auxiliar novos empreendedores

A iniciativa faz parte das ações do programa Empreenda Fácil

Seguindo a meta da nova gestão de transformar São Paulo em “cidade amiga do empreendedor”, a Prefeitura de São Paulo lançou nesta terça-feira (30) a plataforma digital “Criado em Sampa On-line”, direcionada a novos empreendedores. A iniciativa é uma ação da Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa).

A ferramenta será disponibilizada a todos que buscam suporte para empreender, principalmente no segmento da economia criativa. O projeto faz parte das ações do programa Empreenda Fácil e também é um desdobramento dos cursos presenciais do Criado em Sampa, que já capacitaram mais de 500 pessoas em diversas regiões da cidade de São Paulo neste ano.

Desenvolvida em parceria com o Conselho Britânico do Brasil, que elaborou os materiais didáticos dos cursos presenciais, a plataforma é inédita no Brasil e conta com áreas exclusivas para os que já tiveram contato com a temática, mas também oferece conteúdo aberto para quem deseja dar os primeiros passos na atividade. Os empreendedores certificados terão acesso a mentoria, capacitação profissional, parcerias, acesso a financiamentos e investidores anjos, laboratórios e incubação de empresas, que possibilitem criar sua empresa.

O secretário municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel, explica que a iniciativa vem ao encontro dessa gestão, que é a de fomentar o empreendedorismo, principalmente o desenvolvimento local, gerando emprego e renda de forma descentralizada. “Estamos dando mais um passo para tornar São Paulo a cidade amiga do empreendedor”, justifica. Ele ainda explica que, em cada Prefeitura Regional, os agentes de desenvolvimento local da Adesampa também estão treinados para dar todo o suporte para o atendimento a esses futuros empreendedores, inclusive para orientá-los na abertura do negócio.

Para o presidente da Adesampa, José Alexandre Sanches, a plataforma atua como uma extensão para os empreendedores que passaram pela formação e necessitam desenvolver seus projetos. “É uma forma de dar continuidade e oferecer alternativas para a concretização dos negócios. Por outro lado, quem não teve oportunidade de participar dos cursos terá acesso a um conteúdo que o encoraje a tirar as ideias do papel e transformá-las em empreendimentos sustentáveis”, destaca Sanches.

Também será possível acessar todo o material pedagógico e didático dos módulos Adesampa/Nesta e Adesampa/The Studio, metodologias também britânicas que permitem ao empreendedor planejar o negócio e descobrir suas potencialidades, além de alavancar os já formalizados. A plataforma foi elaborada com linguagem acessível, permite downloads, é compatível com dispositivos móveis e vai funcionar em ambientes de baixa conectividade, com áreas que podem ser visualizadas sem a necessidade de fazer login.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn