Notícia na íntegra
Prefeitura no Bairro realiza mais de 500 atendimentos no distrito Raposo Tavares, zona oeste
Os postos de atendimento do programa Prefeitura no Bairro já realizaram mais de 500 atendimentos nos jardins João XXIII e Arpoador, no distrito de Raposo Tavares, na zona oeste. Em uma semana de ação integrada no bairro, foram também recolhidas 270 toneladas de resíduos em operação cata-bagulho e foram tapados 271 buracos. O prefeito Fernando Haddad acompanhou nesta sexta-feira (17) os trabalhos do programa e conversou com a comunidade do distrito, localizado no Butantã, zona oeste.
“Esta iniciativa é muito importante porque ir ao bairro educa o gestor. Temos que aliar formação técnica com informação vinda do bairro, aí temos o melhor gestor possível, uma pessoa que sente a diferença entre visitar o bairro e conhecer os problemas conversando com a comunidade e receber um ofício”, afirmou o prefeito Haddad.
Até esta sexta-feira (17), o órgão com mais atendimentos no bairro foi o Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) móvel, pelo qual passaram 258 pessoas, em busca de encaminhamento para vagas de trabalho, solicitação de seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho e formalização para microempreendedores. A assistência social, por sua vez, realizou 40 cadastros para benefícios sociais e ofereceu orientações para 50 pessoas. No local, há ainda atendimentos na área de saúde, educação, esportes, meio ambiente, transporte, políticas para mulheres e para pessoas com deficiência. A relação dos serviços disponíveis está divulgada no site da Subprefeitura do Butantã. O programa promove ainda ações de diálogo com a comunidade e de incentivo à ocupação do espaço público.
Em visita aos postos de atendimento, instalados em frente ao Centro Educacional Unificado (CEU) Uirapuru, Haddad anunciou que a Prefeitura investirá R$ 2,7 milhões na unidade, para completar a sua estrutura. Serão construídas quadras externas, pista de skate e um estacionamento, demandas da comunidade desde a abertura do equipamento, há quase cinco anos. “A escola é um espaço propício para o ensino de cidadania. Este projeto da Prefeitura no Bairro é muito importante para ouvir a população, chegar perto das pessoas e ouvir quais as soluções que elas querem encontrar”, disse o secretário municipal Gabriel Chalita (Educação).
Na área de zeladoria, além da limpeza e da manutenção das vias, a subprefeitura realizou 111.475 metros quadrados de roçagem, e 10 mil metros quadrados de limpeza manual de córregos, além de 30.300 metros quadrados de regularização mecânica de vias, entre outros serviços. As ruas dos bairros João XXIII e Arpoador também receberam manutenção de galerias, vielas e sarjetões. A programação completa de zeladoria está disponível na internet.
O distrito de Raposo Tavares está localizado na divisa com os municípios de Osasco e Taboão da Serra. Tem 12,2 quilômetros quadrados e população de mais de 100 mil habitantes. Segundo a subprefeitura do Butantã, o distrito possui doze favelas e está inserido em uma Macrozona de Proteção Ambiental. “Este projeto não pode parar e deve ir para outros distritos do Butantã. Ele diminui a distância do abismo entre a sociedade constituída e as comunidades, com isso os profissionais podem promover projetos baseados no dia-a-dia do povo”, afirmou Cristiano Machado, da Associação de Moradores do João XXIII.
Também acompanharam a visita a vice-prefeita Nádia Campeão e os secretários municipais Ricardo Teixeira (Coordenação das Subprefeituras), Celso Jatene (Esportes, Lazer e Recreação), Roberto Garibe (Infraestrutura Urbana), José Floriano (Habitação), Mariane Pinotti (Pessoa com Deficiência), Wanderley Meira (Verde e Meio Ambiente) e Nunzio Briguglio (Comunicação).
Edições anteriores
Edições anteriores do programa também aconteceram nos bairros Jardim das Oliveiras e Jardim Miliunas, no Itaim Paulista, zona leste, no Parque São Miguel, no Grajaú, zona sul, e na Vila Brasilina, no Ipiranga, zona sul. O critério para a escolha dos bairros é baseado em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços públicos.
Programação:
Veja o calendário para as próximas ações:
- 27 de abril: subprefeitura de São Mateus
- 4 de maio: Jardim Elisa Maria, na subprefeitura da Freguesia/ Brasilândia
- 11 de maio: subprefeitura M’Boi Mirim
- 18 de maio: subprefeitura Itaquera
- 25 de maio: subprefeitura Pirituba/ Jaraguá
- 1º de junho: subprefeitura Cidade Ademar
- 8 de junho: subprefeitura Lapa
- 15 de junho: subprefeitura Sapopemba
- 22 de junho: subprefeitura Jaçanã/ Tremembé
- 29 de junho: subprefeitura Guaianases
Leia mais:
Prefeitura no Bairro chega ao distrito mais carente da subprefeitura Butantã
Prefeitura no Bairro encerra primeira fase no Itaim Paulista
Prefeitura no Bairro beneficiará quase 70 mil pessoas no Itaim Paulista, na zona leste
Haddad participa de ação "Prefeitura no Bairro" na Vila Brasilina, zona sul da capital
“Prefeitura no bairro” leva serviços e políticas públicas para Vila Brasilina
Prefeito anuncia estudo para construção de 1.300 moradias no Grajaú
“Prefeitura no bairro” levará serviços, ações de zeladoria e políticas públicas para periferia
Imagens para download:
Crédito: Fábio Arantes /Secom
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 |
Foto 8 | Foto 9 | Foto 10 | Foto 11 | Foto 12
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk