Notícia na íntegra

Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2014 | Horário: 09:53
Compartilhe:

Prefeitura realizou mais de 5 mil monitoramentos em áreas de risco em 2013

A Prefeitura realizou mais de cinco mil monitoramentos de áreas de risco em 2013 para a prevenção de deslizamentos. Foram 2673 vistorias e 2649 estacionamentos em locais de alagamento - quando viaturas da Defesa Civil estiveram de prontidão para orientar os cidadãos em locais de possível risco em decorrência das chuvas, como túneis, pontos vulneráveis e marginais.


Neste ano, entre 1º e 15 de janeiro, já foram realizadas 277 vistorias e 276 estacionamentos. A cidade possui, de acordo com a Defesa Civil, 407 áreas de risco que podem submeter uma parcela significativa dos paulistanos a uma grave situação em decorrência dos períodos chuvosos.

Decreto
A partir dessa constatação, no dia 21 de fevereiro de 2013 o prefeito Fernando Haddad decretou a padronização dos procedimentos a serem tomados pela Defesa Civil Municipal em relação às vistorias em casas localizadas nos morros, encostas e beiras de córregos das áreas de risco e os procedimentos de orientação aos motoristas em locais de possível alagamento.


Com o decreto 53.742, a Defesa Civil tem condições de monitorar as áreas que trazem riscos à população durante o período de chuvas principalmente por causa dos deslizamentos.

Deslizamentos
Em 2011, a capital paulista registrou 528 deslizamentos de terra; 171 em 2012; e 120 em 2013. O coordenador-geral da Defesa Civil, coronel Jair Paca de Lima, explica a importância das medidas preventivas para esse cenário: “A combinação do conhecimento das áreas de risco, mais a retirada das famílias e obras específicas como muros de contenção é parte fundamental para explicar a redução no número de deslizamentos, além da quantidade de chuvas”.


Distribuição das áreas de risco
A Zona Sul é a que tem maior concentração de áreas de risco. São 176 locais, sendo 50 em M’Boi Mirim e 32 em Campo Limpo. A Zona Norte tem 107 locais - Perus e Freguesia do Ó são as subprefeituras da região com maior concentração. Já a Zona Leste, que decretou estado de atenção de deslizamento nesta semana, tem 100 áreas de risco, sendo 20 em São Mateus e 12 em Itaquera. Já na Zona Oeste há 24 áreas de risco.

Estado de atenção
Com as chuvas dos últimos dias, o solo encontra-se bastante encharcado, portanto requer cuidado para possíveis deslizamentos de terra em áreas de risco da cidade. Duas subprefeituras da Zona Leste, Vila Prudente e Cidade Tiradentes que entraram em estado de atenção nesta semana ainda permanecem. As regiões de Cidade Ademar, Perus e Butantã também se encontram em estado de atenção para deslizamentos. Este tipo de alerta é emitido quando as regiões tiveram chuvas acumuladas de 72 horas e têm previsão de continuidade.


 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn