Notícia na íntegra

Sexta-feira, 22 de Dezembro de 2017 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Prefeitura ultrapassa 3 mil novas vagas de acolhimento com inauguração de 15º CTA, em Santana

Equipamento poderá acolher até 158 homens em situação de rua
1367184-Inauguração do CTA em Santana

A Prefeitura inaugurou nesta sexta-feira (22), em Santana, na Zona Norte da capital, o 15º Centro Temporário de Acolhimento para pessoas em situação de rua. O equipamento, na Avenida Zaki Narchi, poderá acolher 158 homens e também disponibilizará outras 50 vagas diurnas para atividades de convivência.

Com a implementação do 15º CTA, a Prefeitura ultrapassa a marca de 3 mil novas vagas de acolhimento criadasem Centros Temporários apenas em 2017. A iniciativa faz parte das ações da atual gestão para a requalificação e ampliação dos serviços que ofertam acolhimento à população em situação de rua, melhorando a qualidade de vida e proporcionando uma rotina de atividades com a oferta de oportunidades de estudo e emprego.

O novo equipamento foi implementado em um espaço cedido pela Prefeitura Regional de Santana, e recebeu reparos nos pisos, pintura, demolição de uma pequena construção existente, construção do dormitório e dos sanitários para abrigar o CTA. Ele tem 1.200m², divididos entre áreas de recepção, coordenação, salas de informática e de multiuso, lavanderia, banheiros comuns e para pessoas com necessidades especiais, almoxarifado, quartos/alojamentos, espaço de convivência, quadra poliesportiva, canil, salas para veterinário e tosa, depósito, refeitório, cozinha e dispensa.

O centro será mantido pelo Instituto Fomentando Redes e Empreendedorismo Social (INFOREDES), por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), funcionando 24h por dia, e os primeiros conviventes encaminhados para o serviço serão os moradores em situação de rua dos distritos de Santana, Tucuruvi e Mandaqui.

No equipamento, os conviventes serão atendidos por uma equipe multiprofissional composta por 29 funcionários especializados em diversas áreas, tendo acesso ao banho, acolhimento, alimentação (café da manhã, almoço e jantar), atendimento social em grupo ou individualizado, lavagem de roupas, e encaminhados para outras políticas públicas como o programa Trabalho Novo. O serviço também irá promover encontros de formação em higiene, manipulação de alimentos e curso de pedreiro.

Os moradores em situação de rua interessados nas vagas de acolhimento podem procurar o serviço espontaneamente, mas o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) do perímetro também irá intensificar as ações de abordagem e encaminhamento, das pessoas que aceitarem, para o novo CTA.

A implementação desse equipamento contou com doações de empresas da iniciativa privada como a ABRAINC (reparos no imóvel), Inac (computadores), Unilever e P&G (kits de higiene), Caixa Econômica Federal (mesas e cadeiras giratórias), Fibratex (cobertores) e a AOC (televisores). O prefeito João Doria ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

Rede de acolhimento

Atualmente, a rede de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) conta com 85 centros de acolhida e 15 CTAs que, juntos, disponibilizam cerca de 13 mil vagas de acolhimento.

Desde janeiro, a rede foi ampliada com a implementação de 15 CTAs. Além do inaugurado nesta sexta-feira, há o do Parque Novo Mundo (270 vagas de acolhimento e 50 de convivência), São Mateus (182 vagas de acolhimento e 50 vagas de convivência), Mooca II – Raio de Luz (150 vagas de acolhimento e 100 vagas de convivência), o Mooca I (440 vagas de acolhimento e 50 vagas de convivência), o Prates I (156 vagas de acolhimento e 50 vagas para atividades de convivência), o Prates III (240 vagas de acolhimento e 50 vagas de convivência), o Anhangabaú (116 vagas de acolhimento e 50 vagas de convivência), o Lapa (220 vagas de acolhimento e 50 para atividades diurnas), o Brás (164 vagas de acolhimento e 100 vagas de convivência), o Aricanduva (238 vagas de acolhimento e 100 vagas de convivência), o Vila Mariana (120 vagas de acolhimento e 50 para atividades de convivência), o Butantã (188 vagas de acolhimento e 50 para convivência), o Brigadeiro Galvão (290 vagas de acolhimento e 50 para atividades diurnas), e o Santo Amaro com 170 vagas de acolhimento para homens e 50 vagas de convivência.

Em 2017, também foram implementadas quatro unidades de Atendimento Diário Emergencial (ATENDE), voltadas aos dependentes químicos. Os equipamentos contam com dormitório, espaços de descanso, banheiros, refeitório e sala para atendimento social. São quatro unidades sendo três na região da Luz e uma descentralizada no perímetro da Prefeitura Regional de Santo Amaro. 


Leia também:
Novo CTA é inaugurado no Parque Novo Mundo
Prefeitura inaugura Centro Temporário de Acolhimento (CTA) em São Mateus
Prefeitura inaugura na Mooca CTA com maior número de vagas até agora
Prefeitura inaugura no Bom Retiro 10º CTA
Prefeitura inaugura CTA para atender moradores em situação de rua na região da Lapa
Prefeitura inaugura Centro Temporário de Acolhimento (CTA) em Santo Amaro
Prefeitura recebe doação de 20 toneladas de macarrão para centros de acolhida e CTAs
Centro Temporário de Acolhimento (CTA) é inaugurado na Barra Funda
Prefeitura inaugura Centro Temporário de Acolhimento (CTA) no Butantã
Prefeitura inaugura Centro Temporário de Acolhimento (CTA) para pessoas em situação de rua na Vila Mariana
Prefeitura inaugura Centro Temporário de Acolhimento (CTA) para pessoas em situação de rua em Aricanduva
Prefeitura recebe doação de itens de higiene para banheiros públicos e CTA
Prefeitura recebe doação de 20 mil cobertores para CTAs
Centro Temporário de Acolhimento (CTA) para pessoas em situação de rua é inaugurado no Brás
Prefeitura inaugura Centro Temporário de Acolhimento (CTA) no Butantã
Prefeitura inaugura Centro Temporário de Acolhimento (CTA) para pessoas em situação de rua na Vila Mariana
Prefeitura inaugura Centro Temporário de Acolhimento (CTA) para pessoas em situação de rua em Aricanduva
Prefeitura recebe doação de itens de higiene para banheiros públicos e CTA
Prefeitura recebe doação de 20 mil cobertores para CTAs
Centro Temporário de Acolhimento (CTA) para pessoas em situação de rua é inaugurado no Brás

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn