Notícia na íntegra
Programa da Prefeitura para legalização do trabalho ambulante é o único finalista brasileiro em prêmio internacional na China
O Tô Legal!, programa da Prefeitura de São Paulo para a regularização do trabalho ambulante, é finalista do 6º Prêmio Internacional de Guangzhou para Inovação Urbana (Prêmio Guangzhou), na China, em disputa com outras 14 cidades de 14 países. A escolha dos vencedores será no dia 7 de novembro, às 10h30, e o programa será apresentado pela equipe da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB).
Desde julho de 2019, quando o Tô Legal! foi criado, foram emitidos 65 mil documentos e legalizado o trabalho de 19 mil pessoas nas ruas. Vencedor dos prêmios Inova Cidade e Premia Sampa em 2020, o Tô Legal! gerencia desde as atividades itinerantes de comércio porta a porta, como a venda de ovos e de bebidas lácteas, até o de bancas em feiras livres, mesas e cadeiras na área externa de bares e restaurantes, valets, comida de rua, banca de flores, obedecendo às normas de portarias de autorização e termos de permissão de uso emitidos pelo programa.
A avaliação do Prêmio Guangzhou de cada ciclo é conduzida por especialistas internacionais de forma independente. O Comitê Técnico seleciona até 15 cidades pré-selecionadas a partir das inscrições aprovadas e depois o Júri faz uma seleção final de até cinco cidades premiadas. Cada vencedor recebe 20 mil dólares, um troféu e um certificado comemorativo.
Projetos apresentados por Alemanha, Irã, Grécia, México, África do Sul, Rússia e a própria China são alguns dos que concorrem com o Brasil. Ao todo, 274 iniciativas de 193 cidades e regiões de 54 países submeteram candidaturas válidas ao 6º ciclo do Prémio Guangzhou.
Quarenta e cinco receberam menções honrosas, entre eles um outro programa da Secretaria Municipal das Subprefeituras, o sistema Urano, que atua na zeladoria urbana de forma preventiva, ao emitir alertas e abrir, de forma instantânea, as ordens de serviço para ações nas vias que enfrentam alagamentos ou risco de queda de árvores durante vendavais. Por meio de estações meteorológicas e sensores, consegue prever a quantidade pluviométrica e redirecionar as equipes para a recuperação mais rápida da cidade.
Com mais de 1.300 iniciativas em todo o mundo nos últimos cinco ciclos, o Prêmio Guangzhou tornou-se uma plataforma global para a criação de conhecimento global e aprendizagem cidade a cidade sobre inovação urbana.
Os interessados podem consultar as informações no site do programa.
Sobre o Prêmio Guangzhou
O Prêmio Internacional de Guangzhou para Inovação Urbana (Prêmio Guangzhou) é co-patrocinado pelas Cidades e Governos Locais Unidos (UCLG), pela Associação Mundial das Grandes Metrópoles (Metrópole) e pela cidade de Guangzhou. Pretende reconhecer a inovação na melhoria da sustentabilidade social, económica e ambiental nas cidades e regiões e, ao fazê-lo, promover a prosperidade e a qualidade de vida dos seus cidadãos. Veja mais no site oficial.
O Prêmio Guangzhou, concedido a cada dois anos, está aberto a todas as cidades e governos locais com iniciativas bem-sucedidas em inovação urbana. A iniciativa inscrita no Prémio Guangzhou deverá ser um projeto, medida ou política em curso ou recentemente concluído (nos últimos dois anos) que produza efeito prático ou influência substancial, ostentando originalidade, que seja um exemplo e que possa ser copiado.
SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk

