Notícia na íntegra

Quinta-feira, 27 de Março de 2014 | Horário: 16:21
Compartilhe:

Programa São Paulo Carinhosa é apresentado para educadores da Zona Norte



Dentro do ciclo de forma de formação e reflexão, cerca de 200 educadores da Diretoria Regional de Educação (DRE) da Freguesia do Ó e Brasilândia, na Zona Norte, puderam conhecer e debater nesta quinta-feira (27) as ações do programa São Paulo Carinhosa. Em palestra realizada na Unip da Água Branca, a primeira-dama e coordenadora da Política Municipal de Desenvolvimento da Primeira Infância, Ana Estela Haddad, apresentou as medidas previstas para a gestão, as ações específicas para a região e o resultados já obtidos.


Lançado em agosto, o plano reúne ações e medidas de 14 secretarias de forma integrada, prevendo medidas como o aumento da rede de creches, capacitação profissional, adesão do Mãe Paulistana ao programa federal Rede Cegonha e a construção de 7 Caps infantis. O São Paulo Carinhosa prevê ainda inclusão do programa Saúde na Escola na Educação Infantil em 681 creches e 414 pré-escolas, visando empoderamento das famílias mais vulneráveis e melhorias na educação e saúde das crianças.

De acordo com Ana Estela, a região da Brasilândia é prioritária dentro do programa já que reúne mais de 57 mil crianças de zero a seis anos, sendo 6% de toda a cidade, mas conta com 1,9 mil mães adolescentes e 1,7 mil sem Ensino Fundamental completo. Além disso, a região tem mais de 20,4 mil famílias em extrema pobreza e apenas 11,9 mil dentro do programa Bolsa família.

“Eu que trabalho na Educação Superior não tenho dúvida que a coisa mais importante que tem a ser feita é trabalhar os primeiros anos de vida, trabalhar a chegadas das crianças ao mundo, porque os impactos dos cuidados nessa idade tem reflexo em toda a vida”, afirmou Ana Estela Haddad.

A secretária-adjunta de Educação, Joane Vilela, que também participou do evento, afirmou que medidas já estão sendo tomadas dentro do programa para melhorias da situação. Entre as medidas já adotadas e com resultados, está a matrícula de 3.896 crianças em extrema pobreza nas creches municipais. Além disso, está sendo fechada com universidades, parcerias para a Educação Infantil como um curso de capacitação com profissionais da Universidade de São Paulo, que será iniciado neste ano.

“O trabalho do São Paulo Carinhosa é algo extremamente significativo, porque pela primeira vez se articula as políticas de forma intersetorial e intersecretarial, com a liderança da doutora Ana Estela. Isso mostra a preocupação do munícipio com as crianças”, comentou Joane Vilela.

Nova creche
A coordenadora da Política de Desenvolvimento da Primeira Infância, Ana Estela Haddad, também visitou na tarde desta quinta-feira (27) a unidade do Centro de Educação Infantil (CEI) Benigna Cardoso, na Parada de Taipas. A unidade, que é conveniada e gerida pelo Instituo Bevenutto, iniciou as atividades em fevereiro e irá atender um total de 177 crianças da região.


“A Secretaria da Educação tem feito esforços para buscar parceiros para construir novas creches, mas sabemos que por vezes, não dá para esperar achar terreno e a construção terminar. Mais do que isso, é importante que a Educação Infantil esteja perto das pessoas, sem exigir deslocamentos e um espaço como esse, mesmo adaptado, é de enorme valor, porque está perto de quem precisa", disse Ana Estela.

A diretora regional de educação, Eliana Pereira, afirmou que somente na região, em 2013, foram criadas 1.437 novas vagas para crianças e em 2014, serão 1.132 vagas. “A gestão não está só criando vagas e atendendo, que é um dos objetivos, mas criando vagas em unidades notadamente com qualidade, que é ainda mais importante”, explicou.

Fotos
Crédito: Fernando Pereira / SECOM

Foto 1
Foto 2
Foto 3
Foto 4
Foto 5
Foto 6
Foto 7
Foto 8
Foto 9
Foto 10

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn