Notícia na íntegra

Sexta-feira, 1 de Abril de 2016 | Horário: 11:02
Compartilhe:

São Miguel ganha primeiro CAPS Infantojuvenil III da zona Leste

São Miguel Paulista ganhou nesta semana o primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil III da região leste da capital. O diferencial da nova unidade são as seis vagas de internação noturna, destinadas a abrigar crianças e jovens em situação de crise e comportamento de risco. Trata-se do segundo equipamento do tipo na cidade. O espaço atende pacientes de até 18 anos e suas famílias em casos de uso de substâncias psicoativas, sofrimentos mentais graves, psicoses, autismo e alterações de comportamento importantes.

O CAPS Infantojuvenil III funciona 24 horas e é um serviço de saúde mental de porta aberta. Na unidade, pacientes e familiares são acolhidos por uma equipe multidisciplinar de cerca de 50 profissionais, com três médicos psiquiatras, um neurologista, quatro psicólogos, sete enfermeiros, doze técnicos de enfermagem, duas terapeutas ocupacionais, uma fonoaudióloga, uma psicopedagoga, duas assistentes sociais, duas farmacêuticas, um técnico de farmácia, um educador físico, um auxiliar administrativo e uma gerente.

Toda a estrutura do equipamento tem como objetivo tornar o atendimento mais humanizado, ligado ao conceito da desospitalização. As crianças e jovens são recepcionadas em um espaço de espera lúdico, com brinquedos e jogos interativos. A casa possui paredes coloridas, brinquedos de madeira e árvores no quintal. Há também um espaço sonoro para musicoterapia, quadra coberta e horta comunitária.

No primeiro piso está localizado um espaço de convivência, com três quartos. No segundo, que tem acesso por rampa, ficam as salas de atendimento individuais. O equipamento conta ainda com recepção, cozinha, refeitório, nove banheiros, espaço administrativo e de farmácia. O serviço é um equipamento do SUS da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Prefeitura de São Paulo, em parceria com Organização Social de Saúde Casa de Isabel. Foi implantado a um custo de R$ 240 mil, com custeio mensal de R$ 394,6 mil.

Atendimento individual


O cuidado é desenvolvido a partir de um projeto terapêutico singular, construído em diálogo entre a equipe, o paciente e sua família. Os atendimentos oferecidos são: acolhimento inicial, acolhimento diurno com retaguarda noturna, atendimento individual, oficinas, atenção às situações de crise, atendimento em grupo, práticas corporais, práticas expressivas e comunicativas, atendimento para a família e ações de reabilitação psicossocial, promoção de contratualidade, fortalecimento do protagonismo de usuários e familiares, ações de articulação de redes intra e intersetoriais, matriciamento de equipes dos pontos de atenção da atenção básica, urgência e emergência e dos serviços hospitalares de referência e todas as ações de redução de danos.

Saúde mental na zona leste


Existem no território da Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRS Leste) 27 equipamentos de saúde mental, com equipes multiprofissionais. Sete unidades de CAPS Adulto (um em cada Subprefeitura), cinco unidades de CAPS Infantil, um CAPS Infantojuvenil III, seis unidades de CAPS Álcool e Drogas (AD), quatro Centros de Convivência (CECCO), três residências terapêuticas (RT) e uma Unidade de Acolhimento (UA AD).



Serviço


CAPS Infantojuvenil III


Rua Arlindo Miragaia, 40, Vila Jacuí (São Miguel Paulista).


Funcionamento - 24 horas.


Atendimento – segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn