Notícia na íntegra

Quarta-feira, 1 de Setembro de 2021 | Horário: 21:09
Compartilhe:

São Paulo recebe o 3º Congresso de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde a partir desta quinta-feira

Cidade foi eleita para sediar o evento, devido à importância do tema para a política nacional dessas práticas no país

A trajetória de uma das maiores experiências em Atenção Primária à Saúde (APS) no mundo e os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e recursos terapêuticos farão parte dos temas que serão discutidos no 3º Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Congrepics). O evento será realizado a partir desta quinta-feira (2), de forma virtual, e será encerrado na terça-feira (7). A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da área técnica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), participa com outras entidades na promoção e organização deste evento.

Neste ano, o congresso tem como tema “A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPic) no Sistema Único de Saúde (SUS): diálogos entre pesquisa, ensino e cuidado em saúde”. Além de palestras, serão apresentados trabalhos científicos cujos resumos serão publicados e experiências exitosas em Pics (Práticas Integrativas e Complementares no SUS) das cinco macrorregiões do Brasil, sob curadoria do IdeiaSUS, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (Cabsin).

Para participar do evento, basta realizar a inscrição por meio do site: https://www.3congrepics.com.br/

Tratamentos complementares

De forma gratuita e acessível, a Prefeitura de São Paulo, por meio das Pics, tem oferecido à população, há 20 anos, exercícios e tratamentos complementares em 388 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital e em outros equipamentos públicos da cidade.

Essas práticas atuam diretamente na prevenção de danos à integridade física ou mental do indivíduo, além da promoção e recuperação da saúde, ampliando as ações e os serviços de toda a rede de atenção do SUS. Os tratamentos utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para tratar e prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão.

Entre outras modalidades, são consideradas Pics a medicina tradicional chinesa (que inclui acupuntura, fitoterapia, dietoterapia, práticas corporais e meditativas); homeopatia, fitoterapia e plantas medicinais; ayuverda (medicina indiana;, medicina antroposófica; termalismo e crenoterapia. Naturopatia, ioga, shantala, dança circular, reiki, arteterapia, musicoterapia, quiropraxia, osteopatia e terapia comunitária também integram a grade.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn