Notícia na íntegra
São Paulo sedia oitava edição do Prêmio Professores do Brasil
O prefeito Fernando Haddad participou na noite desta quinta-feira (11) da 8ª edição do Prêmio Professores do Brasil, realizado no Sesc Vila Mariana, zona sul da cidade. Instituída em 2005, a premiação é uma iniciativa do Ministério da Educação e tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar o mérito de professores das redes públicas de ensino pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica. Na ocasião, foram avaliadas as experiências pedagógicas bem–sucedidas e inovadoras.
“É uma honra receber esse prêmio aqui em São Paulo porque eu sei que é a primeira vez que ele deixa Brasília. É com muita alegria que eu recebo vocês aqui em São Paulo, celebrando a premiação. A gente sabe que a premiação na educação tem um caráter muito especial”, disse o prefeito aos professores.
Nesta edição, o Ministério da Educação recebeu mais de 6.000 inscrições de professores de todo o país. Nesta quinta-feira (12), os 40 escolhidos por uma comissão julgadora – formada por especialistas em educação e personalidades públicas reconhecidas – foram contemplados com o prêmio de R$ 6.000, além de troféu e certificados expedidos pelas instituições promotoras do prêmio. O vencedor de cada uma das oito subcategorias recebeu um prêmio de R$ 5.000. As escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas também receberam uma placa comemorativa fornecida pelos parceiros.
“Esse prêmio, sem dúvida alguma, deve ser e é o principal evento do Ministério da Educação durante o ano porque nós acreditamos que a premiação do professor, o reconhecimento ao trabalho que ele faz, é fundamental para que nós tenhamos um país e uma educação cada vez melhor”, afirmou o ministro da Educação, José Henrique Paim.
Durante o evento, a professora de língua portuguesa do Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia, Gina Vieira Ponte de Albuquerque, representou os professores vencedores. “Digo sempre aos meus alunos que só o conhecimento que a educação formal nos proporciona pode transformar a nossa vida e nos tornar pessoas cidadãs. Com o prêmio volto fortalecida e encorajada à minha escola, à minha cidade, à minha sala de aula podendo dizer: 'vejam o que a educação fez em minha vida. Eu não só realizei o meu sonho de ser professora, mas posso me orgulhar de ter recebido o maior reconhecimento institucional possível pelo trabalho que realizo', disse a professora, que foi uma das vencedoras na categoria “Anos Finais do Ensino Fundamental”, com o projeto “Mulheres Inspiradoras”.
Os 40 professores também tiveram a oportunidade de conhecer a cidade e seus principais pontos turísticos. “É uma honra para a cidade de São Paulo receber esses professores, que trouxeram essas experiências maravilhosas, não só individuais, mas sim coletivas”, afirmou o secretário municipal de Educação, César Callegari, a respeito dos projetos apresentados.
Na capital paulista, o professor Anderson Luiz dos Santos, professor de geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Benedito Calixto, zona leste da cidade, foi o vencedor na categoria “Anos Finais do Ensino Fundamental” pelo projeto “estudo da realidade local – ações e perspectivas”. “Quando escola e comunidade compartilham o território, o processo de aprendizagem se torna mais prazeroso e ganha qualidade”, disse o professor.
Leia mais:
Projetos de educação voltados para cidadania são premiados
Imagens para download:
Crédito: Fernando Pereira / Secom
Foto 1 – Foto 2 – Foto 3 – Foto 4 – Foto 5 – Foto 6 – Foto 7 – Foto 8
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk