Notícia na íntegra
São Paulo tem maior índice de chuva em um mês de setembro dos últimos 20 anos
A chuva que atingiu São Paulo na última terça-feira (8) foi a maior já registrada na cidade em um mês de setembro desde 1995 e superou a média histórica esperada para todo o mês. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a média de precipitações foi de 69,3 mm. Foram registradas rajadas de vento de até 83 km/h no final da tarde.
Como consequência da chuva, que também foi a maior para um dia de inverno desde 1995, o Centro de Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) registrou 165 quedas de árvores entre a manhã de terça (8) e as 18h10 desta quarta-feira (9). De acordo com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, 141 dessas árvores já haviam sido removidas pelas equipes de podas até o final da tarde de quarta.
O caso mais grave aconteceu na rua Rodésia, na região de Pinheiros, onde uma árvore caiu no final da tarde de terça e atingiu uma mulher, que teve fraturas na perna e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros ao Pronto Socorro do Hospital das Clínicas. Desde ontem, a Subprefeitura de Pinheiros encaminhou três equipes, com nove funcionários cada, para o colaborar com a avaliação e retirada da espécie, além de isolar o local. A rua foi completamente desobstruída para o fluxo de veículos e pedestres na noite de ontem, e a árvore foi retirada na tarde de hoje.
Ainda no final da tarde de terça, um poste caiu na Marginal Pinheiros, próximo ao Parque Villa Lobos, e foi prontamente retirado pelas equipes do Departamento de Iluminação Pública (Ilume). Outros cinco postes foram tombados pelos funcionários para evitar quedas. O poste que caiu estava sendo instalado para a troca da iluminação da Marginal Pinheiros por LED.
Semáforos
O índice de semáforos com problemas às 15h25 desta quarta-feira (9) na cidade de São Paulo foi de 0,433% dos equipamentos em manutenção e de 0,849% com falta de energia elétrica. Num universo com 6.280 cruzamentos semaforizados, de acordo com a CET, o número é inferior aos patamares já alcançados em anos anteriores e está adequado aos padrões internacionais. Em dias normais, sem chuvas, são considerados toleráveis índices de 1% de ocorrências.
A Prefeitura está executando um Plano de Recuperação Semafórica da cidade. Até o momento, 4.537 semáforos foram recuperados, 648 controladores foram substituídos e mais de 1.000 nobreaks, com capacidade para manter o sistema em operação por até duas horas, foram instalados. A CET conta com 28 equipes de campo, que são acionadas imediatamente para restabelecer a operacionalidade do sistema no menor prazo de forma a garantir a segurança e minimizar os transtornos à população.
Previsão do tempo
De acordo com o CGE, esta quinta-feira (10) terá muita nebulosidade, poucas aberturas de sol e chuvas fracas e isoladas entre o final da tarde e a noite, causadas por áreas de instabilidade. Os termômetros devem oscilar entre 15ºC e 22ºC.
Uma frente fria avança para a região metropolitana na sexta-feira (11) e, por conta disso, são esperadas pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento a partir das primeiras horas da madrugada. Há potencial para precipitações de forte intensidade e formação de alagamentos. A continuidade das chuvas ao longo do dia irá aumentar o volume de rios e córregos, com possibilidade de transbordamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco. A temperatura deve oscilar 14°C e 19°C.
FOTO
Crédito: Fernando Pereira/SECOM
Foto 1 |
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk