Notícia na íntegra
São Paulo tem o dia mais quente do ano com máxima média de 34,9°C, segundo CGE
Os 34,9°C registrados hoje se igualam à temperatura máxima média de 27 de dezembro de 2014 e só ficam abaixo do registrado nos dias 1º de fevereiro e 19 de outubro do ano passado, quando a máxima média foi de 35,6°C, os dias mais quentes registrados pelo CGE em 2014.
Segundo o meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) Thomaz Garcia, o que explica o calor intenso é o predomínio de uma forte massa de ar quente que está estacionada sobre a região Sudeste. “As temperaturas estão até sete graus acima da média para janeiro, que é de 28,1°C, devido a essa massa de ar quente”, disse Garcia.
Chuva
O forte calor registrado hoje e a entrada de brisa vinda do litoral criaram condições para a formação de nuvens carregadas que provocaram chuvas de moderada a forte intensidade no meio da tarde, mas não houve registro de ocorrências graves. O CGE registrou a média de 4 milímetros de chuvas na cidade. A zona oeste foi a região que registrou os maiores índices: 24,4 milímetros no Butantã, 23,6 milímetros em Pinheiros e 22,4 milímetros na Lapa, em apenas 30 minutos. O maior volume foi registrado na Marginal Pinheiros: 34,4 milímetros.
O CGE registrou rajadas de vento de 37 km/h no aeroporto de Congonhas, na zona sul, às 17h. Também choveu granizo no Butantã e Jaguaré, na zona oeste, e no Parque São Domingos, na zona norte. Quatro pontos de alagamentos foram registrados, três transitáveis e um intransitável, na Marginal Pinheiros.
Com a diminuição da intensidade das chuvas, às 18h20 toda a cidade retornou ao estado de observação. O CGE havia decretado estado de atenção para alagamentos às 16h33 nas zonas sul, sudeste, centro, oeste, leste e Marginal Pinheiros, e às 17h20, a zona norte.
Previsão
A semana terá condições de tempo e temperaturas típicas de verão: muito calor e chuvas isoladas, de moderada a forte intensidade, entre os fins de tarde e início da noite. As temperaturas ficarão entre 21°C e 35°C.
O forte calor e a entrada de brisas marítimas nos fins de tarde propiciam a formação de nuvens carregadas, com potencial para chuvas localizadas, queda de granizo, descargas elétricas, rajadas de vento e alagamentos.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk