Notícia na íntegra
Secretária da Pessoa com Deficiência defende participação popular na elaboração de propostas
A secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, defendeu nesta terça-feira (5) a participação popular na elaboração de propostas para melhorar as ações da pasta. Em encontro com a população na Subprefeitura Butantã, Marianne detalhou a política municipal para as pessoas com deficiência, concretizada no Plano São Paulo Mais Inclusiva.
“Não há como pensar em políticas públicas sem um olhar para o território. Em uma cidade complexa como São Paulo, cada região tem uma realidade diferente da outra e, portanto, as necessidades nem sempre são as mesmas”, afirmou Marianne. “Estamos em um governo participativo que possui um programa de metas construído com forte colaboração popular”, disse.
Ao detalhar a política municipal para as pessoas com deficiência, a secretária lembrou que a proposta contêm 70 ações fundamentais para assegurar a qualidade de vida dessa população. “Não temos que pensar nas pessoas com deficiência como um grupo apartado dos demais. Estamos trabalhando para garantir que os programas executados pelos diversos órgãos da administração atendam a todos”, disse.
Marianne disse ainda que a população pode, inclusive, opinar até o dia 31 de agosto sobre cada uma das ações que integram o Plano São Paulo Mais Inclusiva. A participação é feita pelo site do programa.
A secretária também ouviu as principais demandas dos moradores da região, como os problemas de mobilidade urbana com o transporte público e as calçadas. Sobre a falta de acessibilidade em estações de Metrô e da CPTM, a secretária se comprometeu em buscar um diálogo com o governo do estado, responsável pela administração dos serviços. Em relação às calçadas e aos ônibus, Marianne Pinotti falou sobre a meta do prefeito Fernando Haddad de reformar 850 mil m² de passeios públicos nas chamadas rotas acessíveis.
“Já temos 50 mil m² prontos, e até o final do ano teremos obras iniciadas em 100 mil m². O problema é complexo e depende também do cidadão manter a sua calçada conforme as normas legais. A nossa frota de ônibus já está com 71% dos veículos acessíveis e o compromisso do prefeito é chegar a 100% até o final desta gestão”, afirmou.
O encontro na Subprefeitura Butantã faz parte de uma série de encontros dos secretários municipais com a população e está programada para chegar a todas as subprefeituras da cidade. O subprefeito designado, Aloísio Pinheiro, e o secretário adjunto municipal da Pessoa com Deficiência, Tuca Munhoz, também participaram do encontro.
SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk

