Notícia na íntegra

Quarta-feira, 14 de Maio de 2014 | Horário: 15:19
Compartilhe:

Secretaria de Trabalho propõe o relançamento da Agência São Paulo de Desenvolvimento

O Secretario Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) propôs o relançamento da Agência São Paulo de Desenvolvimento, que tem o objetivo promover políticas públicas que contribuam para a geração de emprego e renda, empreendedorismo e inovação tecnológica no município de São Paulo. A proposta foi apresentada pelo secretário Artur Henrique (Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo) durante encontro nesta quarta-feira (14) com a população na Subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste.

Atualmente existem apenas quatro unidades piloto da agência, uma delas funcionando na própria Subprefeitura de São Miguel Paulista. “A Agência São Paulo mais o núcleo de desenvolvimento local servirão como pilar do desenvolvimento das regiões mais afastadas do centro da cidade”, afirmou Artur Henrique.

No encontro, o secretário enfatizou a importância do VAI TEC, programa que vai apoiar financeiramente, por meio de subsídio, atividades inovadoras e em especial as ligadas à tecnologia da informação e comunicação, principalmente para jovens de baixa renda. Esse programa, segundo a Lei no. 15.838, sancionada pelo prefeito Haddad em julho passado, faz parte da Agência São Paulo de Desenvolvimento.

Artur Henrique também chamou a atenção para a necessidade de uma melhor articulação entre as várias secretarias da prefeitura para o oferecimento de cursos técnicos à população de baixa renda. Nessa linha, também foram lembradas as vagas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), com ações específicas de favorecimento ao munícipe.

Segundo o secretário, 25% dos jovens de São Miguel têm até 14 anos de idade, o que obriga o poder público a pensar rapidamente sobre como qualificar e encaminhar todo esse contingente para o mercado de trabalho em um período muito curto.

Em relação à população adulta, o secretário salientou que São Miguel Paulista tem cerca de 300 mil pessoas em idade ativa de trabalho. Como saída, Artur Henrique propôs a economia solidária e o empreendedorismo. Segundo ele, para cada emprego gerado na região, há pelo menos dez candidatos, o que reforça a ideia de buscar alternativas para resolver o problema.


Encontro nas Subprefeituras
A reunião na Subprefeitura de São Miguel Paulista faz parte de uma série de encontros dos secretários municipais com a população, e deve ser realizada em todas as subprefeituras da cidade. A ideia é aproximar a gestão das demandas e necessidades dos bairros. As reuniões devem acontecer semanalmente e deverão ser priorizadas áreas periféricas da Capital. Durante os encontros, a população é convidada a apresentar dúvidas, reclamações e sugestões. Os primeiros encontros foram realizados nas subprefeituras de Aricanduva, Butantã, Itaim Paulista, Perus e M’Boi Mirim.


Imagens para download
Crédito: Luiz Guadagnoli /SECOM


Foto 1 | Foto 2 | Foto 3

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn