Notícia na íntegra

Sexta-feira, 8 de Abril de 2022 | Horário: 12:15
Compartilhe:

Secretaria do Verde e do Meio Ambiente fornece mudas para Centro de Educação Infantil na zona leste

O objetivo é abastecer o projeto Hortas Pedagógicas, onde às crianças vivenciam práticas de cuidado com hortas e a colheita dos alimentos

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), em conjunto com a Secretaria de Educação (SME), realizou a doação de 150 mudas do viveiro do Parque do Carmo para o Centro de Educação Infantil (CEI) Elizabeth Souza Lobo Garcia, na Vila Ester, zona leste da cidade.

O objetivo é abastecer o projeto Hortas Pedagógicas, idealizado pela SME e realizado no CEI, para que as crianças vivenciem as práticas de cuidado com hortas e a colheita dos alimentos. Ao todo, foram construídos no centro educacional três canteiros para plantio e cultivo de hortaliças, leguminosas, temperos e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). O local também conta com muitas árvores frutíferas, para que durante o ano as crianças participem da colheita e da degustação dos frutos.

Entre as mudas doadas estão as de jabuticaba (Plinia cauliflora), abacate (Persea americana), amora (Morus alba), pitanga (Eugenia uniflora), banana (Musa), cana (Saccharum officinarum), lima-da-pérsia (Citrus limettioides), ameixa azeda (Prunus domestica), justicia vermelha (Megaskepasma erythrochlamys), borboletinha (Schizanthus pinnatus), suculentas (Kalanchoe), lírio (Lilium), hortência (Hydrangea macrophylla), alamanda (Allamanda catártica), rosinha do sol (Aptenia cordifolia), Dracena (Dracaena), Clusia (Clusia fluminensis), quaresmeira (Tibouchina moricandiana), hortência (Hydrangea macrophylla), dedo de moça (Sedum morganiaum), onze horas (Portulaca grandiflora), madressilva (Lonicera japônica), resedá-amarelo (Galphimia brasiliensis), ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata). 

Cinira Caetano Lira, agente escolar do CEI Elizabeth Souza Lobo Garcia e cuidadora da horta, comentou sobre o projeto e a parceria com a Prefeitura: “A horta é de extrema relevância para as crianças da creche, pois elas conhecem e aprendem de onde vêm os alimentos e a importância da natureza para a vida. Cada dia mais as crianças perdem o contato com a natureza e os alimentos de verdade, por isso, é fundamental esse resgate ao natural que desenvolvemos no CEI. Com o apoio da Prefeitura podemos expandir ainda mais essa educação ambiental e melhorar a conscientização não só das crianças como também dos pais, para tornar a cidade mais verde".

Por meio da Divisão de Produção e Herbário Municipal (DPHM), da SVMA, a Prefeitura administra três viveiros urbanos, dentre eles, o Viveiro Arthur Etzel, localizado no Parque do Carmo. O equipamento desenvolve além da produção de mudas de espécies ornamentais, herbáceas e arbustivas, atividades de educação ambiental com diversos projetos parceiros. Antes dessa doação, em 2020, o CEI também recebeu 80 mudas para a execução do projeto.

O projeto Hortas Pedagógicas prevê um curso de formação para as unidades educacionais participantes, que devem entregar um plano de ação para a implantação e manutenção da horta.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn