Notícia na íntegra

Terça-feira, 14 de Janeiro de 2014 | Horário: 10:21
Compartilhe:

Seis subprefeituras da Zona Leste entram em estado de atenção para deslizamentos

Das 12 subprefeituras da Zona Leste, seis estão em estado de atenção decretado pela Defesa Civil. O motivo é o acúmulo de 60mm de chuva em 72 horas com previsão de continuidade nas regiões das subprefeituras de Guaianases, Vila Prudente, Cidade Tiradentes Penha, São Mateus e Aricanduva. A Defesa Civil explica que essa constatação traz riscos para a região uma vez que encharca o solo e favorece as condições para deslizamentos de terra. 


 


A Zona Leste foi a região que mais choveu desde o início de 2014, com índice de precipitação de 73,9mm. A previsão é que até o fim do janeiro chova 50% a mais do que o mesmo período do ano passado em toda a capital paulista. Na região, existem oito estações meteorológicas – equipamentos que coletam dados diariamente sobre as condições climáticas. Das subprefeituras em estado de atenção de deslizamentos, Penha, Vila Prudente e São Mateus possuem esses aparelhos meteorológicos. Outro dado importante sobre a região é a subprefeitura de São Mateus. Segundo o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) de 2010, São Mateus está entre as maiores áreas de risco ocupadas por população vulnerável.  


 


As equipes da Defesa Civil, Prefeitura e demais órgãos envolvidos na Operação Chuvas de Verão estão de alerta desde novembro do ano passado para atender a população. A orientação da Defesa Civil é que se o cidadão constatar alguma anormalidade, deve ligar para o telefone 199.


 


Entenda os estados de criticidade para escorregamentos


 


Observação


Estado de normalidade prevista no período da Operação Chuvas de Verão.


 


Atenção


Chuva acumulada de 60 mm em 72 horas e previsão de continuidade das  


chuvas e necessidade de remoções.


 


Alerta


Chuva acumulada de 60 mm em 72 horas, com escorregamentos generalizados e previsão de chuvas moderadas e fortes, Intensificação do monitoramento e avaliação da necessidade de remoções preventivas das moradias em situação de risco alto e muito alto remoções


 


Alerta máximo


Escorregamentos generalizados por todas as áreas de risco do município


associados à necessidade de grandes números de remoções de moradias em risco alto e muito alto.Dimensão do evento supera a capacidade de atendimento do município, necessitando do apoio de instituições federais e/ou estaduais.


 


Previsão para hoje



Esta terça-feira será marcada por chuvas típicas de verão. O calor e a disponibilidade de umidade com a chegada da brisa marítima formam nuvens carregadas, com alto potencial para a ocorrência de chuvas fortes, acompanhadas de rajadas de vento, queda de granizo, bem como formação de alagamentos. 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn