Notícia na íntegra
Seis subprefeituras da Zona Leste entram em estado de atenção para deslizamentos
Das 12 subprefeituras da Zona Leste, seis estão em estado de atenção decretado pela Defesa Civil. O motivo é o acúmulo de 60mm de chuva em 72 horas com previsão de continuidade nas regiões das subprefeituras de Guaianases, Vila Prudente, Cidade Tiradentes Penha, São Mateus e Aricanduva. A Defesa Civil explica que essa constatação traz riscos para a região uma vez que encharca o solo e favorece as condições para deslizamentos de terra.
A Zona Leste foi a região que mais choveu desde o início de 2014, com índice de precipitação de 73,9mm. A previsão é que até o fim do janeiro chova 50% a mais do que o mesmo período do ano passado em toda a capital paulista. Na região, existem oito estações meteorológicas – equipamentos que coletam dados diariamente sobre as condições climáticas. Das subprefeituras em estado de atenção de deslizamentos, Penha, Vila Prudente e São Mateus possuem esses aparelhos meteorológicos. Outro dado importante sobre a região é a subprefeitura de São Mateus. Segundo o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) de 2010, São Mateus está entre as maiores áreas de risco ocupadas por população vulnerável.
As equipes da Defesa Civil, Prefeitura e demais órgãos envolvidos na Operação Chuvas de Verão estão de alerta desde novembro do ano passado para atender a população. A orientação da Defesa Civil é que se o cidadão constatar alguma anormalidade, deve ligar para o telefone 199.
Entenda os estados de criticidade para escorregamentos
Observação
Estado de normalidade prevista no período da Operação Chuvas de Verão.
Atenção
Chuva acumulada de 60 mm em 72 horas e previsão de continuidade das
chuvas e necessidade de remoções.
Alerta
Chuva acumulada de 60 mm em 72 horas, com escorregamentos generalizados e previsão de chuvas moderadas e fortes, Intensificação do monitoramento e avaliação da necessidade de remoções preventivas das moradias em situação de risco alto e muito alto remoções
Alerta máximo
Escorregamentos generalizados por todas as áreas de risco do município
associados à necessidade de grandes números de remoções de moradias em risco alto e muito alto.Dimensão do evento supera a capacidade de atendimento do município, necessitando do apoio de instituições federais e/ou estaduais.
Previsão para hoje
Esta terça-feira será marcada por chuvas típicas de verão. O calor e a disponibilidade de umidade com a chegada da brisa marítima formam nuvens carregadas, com alto potencial para a ocorrência de chuvas fortes, acompanhadas de rajadas de vento, queda de granizo, bem como formação de alagamentos.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk