Notícia na íntegra

Sábado, 8 de Maio de 2021 | Horário: 09:58
Compartilhe:

Sexta-feira (07) registra a menor máxima do ano

Dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura apontaram temperatura média de 18,1ºC

Dados das estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, órgão ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), apontam que na tarde desta sexta-feira (07/5) foi registrada a menor temperatura máxima do ano.

Foram 18,1ºC de média máxima na cidade. Já a menor temperatura máxima absoluta, aquela registrada em um único local, ocorreu na subprefeitura de Parelheiros, Zona Sul, com 14,7ºC, também a menor do ano. Anterior a esta, a menor máxima havia ocorrido em 22/04/2021 com 19,4ºC de média e 18,1ºC de menor temperatura máxima absoluta na subprefeitura de Santana, Zona Norte.

"A propagação de uma frente fria de fraca atividade pelo oceano mudou o tempo na Grande São Paulo, provocando nebulosidade e declínio das temperaturas. O sol não apareceu e as máximas não se elevaram, persistindo assim a sensação de frio durante o dia”, explica o meteorologista Michael Pantera.

O CGE da Prefeitura mantém, desde 2004, um banco de dados com os recordes de temperatura ocorridos na capital paulista e, conforme esse acervo, os valores são:

13/06/2016 - 3,5ºC de média mínima na cidade.
13/06/2016 - -0,6 em Capela do Socorro, Zona Sul, foi a menor temperatura mínima absoluta, aquela registrada em um único local.
24/07/2013 - 8,3ºC, a menor máxima média na cidade.
24/07/2013 - 7,6ºC em Parelheiros, Zona Sul e Freguesia do Ó, Zona Norte foi a menor máxima absoluta, aquela registrada em um único local.
02/10/2020 - 37,3ºC maior máxima média na cidade.
27/09/2004 - 40,4ºC maior absoluta, aquela registrada em um único local,
em Freguesia do Ó, Zona Norte.

De acordo com a previsão dos meteorologistas do CGE, pouca coisa muda nos próximos dias.

"A frente fria se afasta do litoral paulista e o tempo melhora aos poucos, mas a sensação geral ainda deve ser de frio", comenta Pantera.

O sábado (08) ainda deve começar com muita nebulosidade e chuviscos, mas o tempo melhora no decorrer do dia e o sol aparece entre muitas nuvens. Os termômetros variam entre mínimas de 14ºC e máximas de 21°C. No final da tarde a nebulosidade volta a aumentar e ainda há condições para chuviscos isolados.

No domingo (09) a madrugada deve ser fria, com termômetros oscilando em torno dos 13°C. No decorrer do dia o sol aparece entre nuvens e diminui um pouco a sensação de frio, com máximas que podem chegar aos 22°C. No final da tarde a nebulosidade volta a aumentar com a chegada da brisa marítima, entretanto não há previsão de chuva para a capital paulista.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn