Notícia na íntegra
Prefeitura celebra Mês da Mulher Negra com shows de Paula Lima, Karol Conká e Luciana Mello
Para celebrar o Mês da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, a Prefeitura de São Paulo anuncia uma programação especial com shows de grandes artistas em diferentes regiões da cidade. Entre os destaques, estão shows de Paula Lima, no dia 25 de julho, Luciana Mello e Mc Soffia, dia 29, e Karol Conká, no dia 30. A ação é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
"O Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha representa a força e potência das mulheres negras. Por isso, fizemos questão de celebrá-la com uma programação de artistas pretas, espalhadas por São Paulo", afirma a Secretária de Cultura Aline Torres.
Atrações:
No dia 29, a comemoração no Centro Cultural da Juventude fica por conta dos shows Filosofia Reggae e Torya, Luciana Mello e AJuliacosta. No mesmo dia, a Casa de Cultura de Santo Amaro recebe o hip hop de Mc Soffia. Já no Centro Cultural Tendal da Lapa, acontecem shows de Preta Batuque e Karol Conká, ambas no dia 30. No dia 26, o espaço recebe a apresentação circense Figaza Show.
Outro destaque é o aniversário de 43 anos do Centro de Culturas Negras. Com programação a partir de 15 de julho, o espaço recebe diversas atrações, incluindo o show Show Funk como le Gusta, no dia 29.
Para quem curte dança, o Centro Cultural Grajaú recebe Bola do Fogo com Cia AfroOyá, com a bailarina baiana Tainara Cerqueira. O espetáculo se inspira na revolução do Àkarà (ou Acarajé) como uma das primeiras fontes de renda das mulheres negras brasileiras para criar espetáculo fundamentado nas movimentações da dança afro brasileira e sobre forte regência ancestral da deusa de matriz africana Oyá. A apresentação acontece no dia 27 de julho, às 20h.
Clique aqui e confira a programação completa
Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha
O Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha foi instituído em 1992, no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana, encontro que tinha como objetivo dar visibilidade à luta das mulheres negras contra o racismo, exploração, machismo e misoginia. No Brasil, a data também tem o propósito de dar visibilidade para o papel da mulher negra, através da figura de Tereza de Benguela, que foi a líder do Quilombo Quariterê e, por 20 anos, liderou a resistência contra o governo escravista e coordenou as atividades econômicas e políticas do Quilombo.
Festival Latinidades
A SMC fecha o mês de julho com a comemoração dos 16 anos do Festival Latinidades. Considerado o maior festival de mulheres negras da América Latina, envolvendo anualmente todas as regiões brasileiras, com crescente participação internacional (+ de 20 países). Uma iniciativa contínua de promoção de equidade de raça, gênero e plataforma de formação e impulsionamento de trajetórias de mulheres negras nos mais diversos campos de atuação.
Neste ano, o festival traz como tema o Bem Viver, que tem a ascendência mais conhecida nos povos originários Aymara e Kichwa e encontra ressonância nos modos de viver dos povos da floresta e povos tradicionais da América Latina. O conceito de Bem Viver vem, cada vez mais, ganhando força em toda a região, mesclando-se a outras epistemologias que confrontam diretamente o modelo vigente desenvolvimentista e exploratório da natureza e dos seres humanos.
Clique aqui e confira a programação completa
SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk

