Notícia na íntegra
Subprefeitura do Ipiranga entra em estado de alerta
* Atualizada às 18h
Por conta das chuvas com baixa velocidade de deslocamento que atingem aa cidade de São Paulo, o Centro do Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de atenção para alagamentos na Zona Leste a partir das 16h15 desta quinta-feira (13). Às 16h50, o CGE também decretou estado de atenção para a região Sudeste e três subprefeituras da Zona Sul: Campo Limpo, M'Boi Mirim e Santo Amaro. Às 17h40, a Zona Oeste e a Marginal Pinheiros também entraram em estado de atenção. A subprefeitura do Ipiranga entrou em estado de alerta às 18h.
Até as 18 horas, foi registrado um ponto de alagamento intransitável, na Rua Abraão de Moraes, entre a rua Frei Rolim e a Avenida Bosque da Saúde. Durante todo o dia até às 17h50, foram registradas seis quedas de árvores e 20 semáforos desligados. As equipes das subprefeituras já foram acionadas para solucionar os problemas e desobstruir o tráfego de veículos ou pedestres.
Conforme imagens de radar meteorológico, há registro de precipitação forte nos bairros da Zona Sudeste, principalmente entre Vila Mariana e Ipiranga. Chove com intensidade na região de divisa com o município de São Caetano do Sul. Na Zona Sul, chove forte entre Santo Amaro e M'Boi Mirim. Na Zona Leste, a precipitação começa a diminuir, e atinge apenas os extremos. Às 17h, o aeroporto de Congonhas registrou rajadas de vento de aproximadamente 55km/h. Mais cedo, às 16h35, a velocidade dos ventos atingiu os 35km/h no mesmo aeródromo. De acordo com a equipe de meteorologia do CGE, as próximas horas seguem com tempo instável. O calor e a entrada da brisa marítima ainda devem proporcionar novos períodos de chuva nas próximas horas, variando de intensidade. As precipitações podem vir acompanhadas de trovoadas.
A Defesa Civil, informa que as regiões do Ipiranga e Vila Prudente estão em estado de atenção para enchentes. A medida é preventiva, pois há previsão de chuvas, o que pode causar enchentes.
A sexta-feira (14) terá sol entre nuvens pela manhã e sensação de tempo abafado. A partir da tarde, a nebulosidade aumenta e instabilidades associadas a aproximação de uma frente fria provocam pancadas de chuva. Há potencial para chuva forte, rajadas de vento e formação de alagamentos. Os termômetros oscilam entre a mínima de 23ºC e a máxima de 32ºC. No sábado (15), o sistema frontal avança lentamente pelo litoral paulista, deixando o tempo mais fechado e chuvoso na Grande São Paulo. Ainda há potencial para chuvas com moderada a forte intensidade. A persistência dessas condições eleva o potencial para alagamentos e deslizamentos de terra. Os ventos passam a soprar do quadrante sul minimizando o calor das últimas semanas. Mínima de 20ºC e máxima de 27ºC.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk