Notícia na íntegra

Terça-feira, 15 de Outubro de 2013 | Horário: 13:32
Compartilhe:

Theatro Municipal apresenta as óperas Jupyra e Cavalleria Rusticana

O Theatro Municipal de São Paulo recebe de hoje a 27 de outubro duas óperas que serão apresentadas num mesmo programa: “Jupyra” e “Cavalleria Rusticana”. O diretor cênico italiano, Pier Francesco Maestrini, que recentemente transformou o Don Giovanni, de Mozart, num vampiro sanguinolento, promete uma montagem bem mais simples e comportada para as duas obras. Os espetáculos serão apresentados em uma mesma noite, separados por um intervalo de 20 minutos.


“Foi muito feliz a ideia de juntar as óperas ‘Jupyra’, do compositor brasileiro Antônio Francisco Braga, e a tradicional ‘Cavalleria Rusticana’, do italiano Pietro Mascagni”, comenta Maestrini. Embora compostas em tempos e lugares diferentes, as duas obras se completam, seja pelos temas tratados, seja pela musicalidade.


As peças dão continuidade a Temporada de Óperas de 2013. Até dezembro as óperas “O Ouro do Reno”, de Richard Wagner e “La Bohème”, de Giacomo Puccini chegam aos palcos do Municipal.


Jupyra e Cavalleria Rusticana


Em uma pequena cidade do interior, a tragédia e a morte são fruto de relações amorosas escusas, do ódio e da vingança. Na primeira história, o pano de fundo é uma vila no interior de Minas Gerais; na segunda, um povoado da região italiana da Sicília. A jovem índia Jupyra ama Carlito, que só tem olhos para Rosália. Quem ama Jupyra é Quirino, que afirma que fará tudo pela amada.



Na trama italiana, Turiddu tem um caso com Lola, mulher do ciumento Alfio. Santuzza faz de tudo para salvar o amado Turiddu, mas um duelo porá fim ao caso de traição. A música do brasileiro Francisco Braga é reflexo de sua formação europeia, inclusive como aluno de Massenet; já a escrita de Mascagni é a do puro verismo italiano. Ambos compositores morreram em 1945.


Orquestra Sinfônica Municipal
Coral Lírico


Regente: Victor Hugo Toro
Direção cênica: Pier Francesco Maestrini
Cenografia: Juan Guillermo Nova
Figurinos: Luca Dall’Alpi
Desenho de luz: Pascal Merat


Serviço:
Datas: Dias 15, 17, 19, 22, 24 e 26, 20h
Dias 20 e 27, 18h
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/n;
Informações: 3397-0300
Preço: R$ 40 a R$ 100
Classificação: 10 anos
Meia Entrada: Estudantes, aposentados e pessoas com idade acima de 60 anos.


Pontos de venda sem taxa de conveniência: Bilheteria do Theatro Municipal
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº, 0 - Centro
Horário de atendimento: De segunda a sexta das 10hs às 19hs; Sábado, domingo e feriado das 10hs às 17hs ou até o início do espetáculo.


Fotos
Heloisa Ballarini / SECOM


Foto 1 - Jupyra, do compositor brasileiro Antônio Francisco Braga


Foto 2 - A jovem índia Jupyra ama Carlito, que só tem olhos para Rosália


Foto 3 - Quem ama Jupyra é Quirino


Foto 4 - Pano de fundo é uma vila no interior de Minas Gerais


Foto 5 - Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni


Foto 6 - Santuzza faz de tudo para salvar o amado Turiddu


Foto 7 - História se passa em um povoado da Sicília


Foto 8 - Escrita de Mascagni é a do puro verismo italiano


 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn