Notícia na íntegra
Políticas públicas da Prefeitura fazem São Paulo conquistar título da OMS de cidade amiga das pessoas idosas
A cidade de São Paulo passa a integrar oficialmente a Rede Global para Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
O certificado será entregue ao prefeito Ricardo Nunes nesta segunda-feira (27), durante a abertura do 7º Fórum São Paulo da Longevidade, no Expo Center Norte, pelo representante da OMS no Brasil, Cristian Morales. A solenidade será seguida por uma apresentação especial do maestro João Carlos Martins e pela Conferência Internacional das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, organizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e a OMS/OPAS.
A certificação reconhece o trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo para tornar São Paulo uma cidade mais acolhedora, acessível e justa para todas as idades, especialmente para a população idosa, que já ultrapassa 2 milhões de pessoas.
De acordo com a secretária de Relações Internacionais, Angela Gandra, com o título, São Paulo poderá compartilhar os avanços com outras cidades do mundo e aprimorar ainda mais as políticas de longevidade em São Paulo. “Este é um título muito importante para nossa cidade, que está sendo reconhecida por seu trabalho em diversas áreas para garantir qualidade de vida à nossa geração prateada — que, para nós, vale ouro. Fizeram nossa história, são parte da nossa memória e é de justiça cuidar e continuar contando com toda a sua experiência.”
Cidade referência em envelhecimento ativo
A inclusão de São Paulo na rede da OMS é resultado de um levantamento técnico conduzido pela SMRI com o envolvimento de diversas secretarias municipais. O estudo avaliou a oferta e a qualidade dos serviços públicos voltados aos idosos em áreas como saúde, transporte, esporte e lazer, cultura, justiça e assistência social.
O reconhecimento coloca São Paulo ao lado de grandes metrópoles do mundo que adotam políticas integradas para promover o envelhecimento saudável, participativo e sustentável.
O título também reforça o papel da capital como referência nacional em políticas de longevidade, coroando um conjunto de iniciativas lançadas nos últimos anos, como o programa Vitalidade+, que reúne mais de 70 ações de 20 secretarias municipais voltadas à qualidade de vida da população idosa.
Evento internacional
O Fórum São Paulo da Longevidade chega à 7ª edição como o maior evento do país dedicado ao tema. A programação reunirá especialistas, gestores públicos e representantes de organismos internacionais para discutir inovação, economia, políticas públicas e os desafios do envelhecimento ativo nas grandes cidades.
SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk

