Notícia na íntegra
Prefeito sanciona lei que torna obra de Mauricio de Sousa patrimônio cultural imaterial e anuncia série de homenagens ao cartunista para presentear a cidade
O prefeito Ricardo Nunes sancionou nesta segunda-feira (1º) a lei, de autoria do Executivo, que reconhece oficialmente a obra do escritor e cartunista Mauricio de Sousa como Patrimônio Cultural Imaterial do Município e anunciou uma série de ações em homenagem ao artista, em um grande presente para toda a cidade de São Paulo.
“A gente vai ter um personagem homenageando a cidade e outras atrações para as pessoas poderem interagir, eventos, tudo em uma grande homenagem ao Mauricio. Atividades para crianças, adultos e fãs do Mauricio de Sousa”, anunciou o prefeito Ricardo Nunes.
Em 2026, os personagens de Mauricio de Sousa invadem a cidade com 90 esculturas que serão espalhadas por todas as regiões. Além disso, o Viaduto do Chá receberá um banco homenageando o cartunista. Novas atrações devem ser anunciadas.
“A gente vai espalhar 90 esculturas dos personagens do Mauricio de Sousa pela cidade, e quem conseguir tirar foto de ao menos 45 dessas esculturas será presenteado com uma visita ao estúdio do Mauricio de Sousa para conhecer um pouco sobre como as histórias e os personagens são criados”, explicou o diretor executivo da MSP Estúdios e neto de Mauricio, Marcos Sousa Saraiva, lembrando que quem fotografar as 90 esculturas receberá uma premiação surpresa, que será divulgada posteriormente.
Relevância cultural
A lei sancionada nesta segunda foi aprovada pela Câmara Municipal em duas votações e destaca a relevância cultural da Turma da Mônica e de todo o universo criado pelo artista, cuja trajetória está profundamente ligada à capital paulista.
“Portanto, vai ficar para o resto da vida esse reconhecimento da cidade de São Paulo ao Mauricio de Sousa, a todo o seu trabalho, porque o Maurício é a representação daquilo que é a cidade. Muita gente veio para cá para poder empreender e realizar os seus sonhos e foi o que aconteceu com Mauricio de Sousa”, ressaltou o prefeito.
Neto do artista, o diretor executivo da MSP Estúdios, Marcos Sousa Saraiva, falou do orgulho da família ao receber a homenagem. “Para a gente, é um orgulho enorme o Mauricio e a obra dele sendo homenageados. Ele veio para São Paulo para empreender, atrás do sonho dele, o que é muito característico do cidadão paulistano. Ter a obra dele imortalizada é um orgulho enorme.”
O reconhecimento homenageia mais de seis décadas de produção contínua, que influenciaram gerações de brasileiros. A Mauricio de Sousa Produções — hoje MSP Estúdios — está sediada na cidade, no bairro da Lapa, contribuindo tanto para o desenvolvimento cultural quanto para a economia criativa. Criador de mais de 400 personagens, Mauricio já ultrapassou 1 bilhão de exemplares vendidos, com obras traduzidas para 14 idiomas e presentes em 50 países.
A proposta reforça o papel de suas criações como elementos da memória cultural da população. Inspiradas em pessoas e situações reais, as histórias da Turma da Mônica abordam temas como cidadania, saúde, alimentação, mobilidade, sustentabilidade, inclusão e respeito, acompanhando transformações sociais e formando parte do imaginário coletivo das famílias brasileiras. A linguagem simples, os diálogos atuais e a proximidade com o cotidiano ampliaram a identificação do público e consolidaram a Turma da Mônica como referência educativa e afetiva.
O texto da lei também reconhece a abrangência da atuação do cartunista, que extrapola o universo dos quadrinhos. A MSP Estúdios produz conteúdo para cinema, TV, plataformas digitais, games, teatro e merchandising. Apenas entre 2018 e 2024, o estúdio investiu R$ 200 milhões em projetos audiovisuais. A empresa também mantém o Instituto Cultural Mauricio de Sousa, voltado a campanhas sociais e educacionais.
Mauricio de Sousa
Nascido em Santa Isabel em 1935, Mauricio viveu em Mogi das Cruzes antes de se mudar para São Paulo, onde começou sua carreira no jornalismo policial na Folha da Manhã. Foi na capital, em 1959, que publicou sua primeira tira, com Bidu e Franjinha. Logo vieram Cebolinha, Magali, Cascão, Mônica e tantos outros personagens que se tornariam símbolos da cultura nacional. Em 2018, o cartunista recebeu da Câmara o título de Cidadão Paulistano.
Em 2003, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) homenageou o cartunista como “Campeão da Saúde das Américas”, em reconhecimento ao trabalho de promoção da saúde pública entre crianças e adultos. Em 2007, a personagem Mônica tornou-se a primeira embaixadora infantil do UNICEF, e o autor foi nomeado Escritor para Crianças do UNICEF.
As comemorações pelos 90 anos de Mauricio de Sousa, celebrados em 27 de outubro, começaram com o lançamento do filme biográfico Mauricio de Sousa – O Filme, atualmente em cartaz nos cinemas. Os personagens da Turma da Mônica também ganharam vida nas produções Turma da Mônica: Laços, Turma da Mônica: Lições e Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa.
SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk

