Notícia na íntegra

Sábado, 21 de Junho de 2025 | Horário: 09:04
Compartilhe:

Prefeitura celebra o Dia Mundial do Skate com 175 pistas distribuídas em equipamentos da capital

Cidade investe no esporte e amplia acesso à população com pistas em praças, parques, CEUs e Centros Esportivos

A Prefeitura de São Paulo celebra o Dia Mundial do Skate, neste sábado (21), destacando a presença de 175 pistas públicas da modalidade, distribuídas por todas as regiões da cidade. Os equipamentos estão localizados em praças, parques, Centros Educacionais Unificados (CEUs) e Centros Esportivos (CEs). Em alguns deles, há também oferta de aulas gratuitas para a população.

A prática do skate representa muito mais do que um esporte. É uma forma de expressão urbana e um símbolo de resistência e criatividade da juventude. Nos últimos anos, a modalidade tem ganhado reconhecimento institucional e esportivo, inclusive com presença nas Olimpíadas desde 2021.

Somente em 2023, a Prefeitura de São Paulo investiu R$ 6,6 milhões na construção e requalificação de pistas. Entre os principais equipamentos estão os Centros Esportivos, sob gestão da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), como o CE de Esportes Radicais, CE Mooca e CE Tietê, que contam com estrutura profissional e recebem campeonatos amadores e profissionais. A população tem fácil acesso aos endereços dos 7 espaços administrados pela Secretaria clicando aqui.

Durante o evento Imagine Skate Tour, realizado em 2023, no CE Tietê, o lendário skatista Bob Burnquist elogiou o equipamento. “Aqui temos um half pipe público perfeito, de alta qualidade. Sonho com isso desde criança. Está todo mundo muito feliz. Em São Paulo, não há outro half pipe com essa qualidade. É algo muito importante para a cena do skate.”, declarou.

As pistas do CE de Esportes Radicais e do Parque Chuvisco oferecem aulas gratuitas por meio dos programas Clube Escola Radicais e Virando o Jogo, respectivamente, ambos realizados pela própria Secretaria. Para participar, basta procurar a administração dos locais para obter informações sobre vagas e inscrições.

A cidade tem 120 pistas instaladas em praças públicas, ampliando o acesso da população à prática esportiva e ao convívio social nos bairros. Esses espaços, distribuídos pelas 32 subprefeituras, reforçam o papel do skate como instrumento de ocupação positiva dos espaços urbanos.

A modalidade também está presente em 17 CEUs, entre eles, os CEUs Heliópolis, Meninos, Aricanduva, Casa Blanca e Três Lagos, totalizando 25 pistas em funcionamento. Já a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) mantém 23 pistas em 20 parques municipais, como os parques Ibirapuera, Rapadura, Cordeiro, Chácara do Jockey e Jardim Sapopemba. A consulta dos espaços pode ser feita nas páginas oficiais dos parques.

São Paulo nas Olimpíadas

Além de promover inclusão social e lazer, a cidade de São Paulo também se destaca como celeiro de talentos. É o berço de nomes como Letícia Buffoni, que representou o Brasil na modalidade street em Tóquio 2020. Considerada um dos maiores nomes do skate mundial, ela é uma grande inspiração para a nova geração de atletas.

Outra skatista nascida em São Paulo que também se destacou foi Dora Varella, que competiu na modalidade park nas duas últimas edições das Olimpíadas, ficando em 7º lugar, em sua primeira aparição, e conquistando a 4ª posição, em Paris 2024.
 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn