Notícia na íntegra
Prefeitura distribui mais de 68 mil itens de alimentação nas tendas da Operação Baixas Temperaturas
A Prefeitura realizou 17.236 atendimentos nas dez tendas da Operação Baixas Temperaturas, localizadas em todas as regiões da cidade, entre as 18h de ontem, sexta-feira (30), até a 0h deste sábado (31). Durante esse período foram distribuídos 68.803 itens, sendo 7.275 sopas, 7.650 pães, 2.653 chás, 5.174 chocolates quentes, 46.051 copos e garrafas de água, além de 3.174 cobertores. Também foi dada assistência a 86 pessoas com seus pets. Foram atendidos 93 bichos, distribuídos 49 potes de ração e aplicadas oito vacinas.
Durante as atividades, executadas por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), foram feitas 576 abordagens das 18h de sexta-feira (30) às 6h de hoje, que resultaram em 143 acolhimentos em serviços da rede socioassistencial. As ações foram feitas por meio das equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social III (SEAS III) alocadas nas tendas, da busca ativa nas ruas da cidade, dos chamados da Central de Vagas e da procura direta das pessoas em situação de vulnerabilidade pelos locais de acolhimento.
Sobre a iniciativa
A Operação Baixas Temperaturas foi retomada pela Administração Municipal às 18h da última quinta-feira (29). A ação é acionada sempre que os termômetros ou sensação térmica atingem 13°C ou menos. Uma das atividades da OBT é a montagem de dez tendas em todas as regiões da cidade, que funcionam das 18h à 0h, nas quais são distribuídos alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água. Há ambulâncias e equipe médica para agilizar o atendimento, quando necessário, e fornecidos cobertores para aqueles que não aceitam seguir para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial. Profissionais da Saúde também aplicam vacinas contra Influenza, Covid e Tétano.
Abordagem
Para garantir atendimento aos mais vulneráveis, equipes de abordagem percorrem a cidade em busca de pessoas em situação de rua para oferecer encaminhamento para os serviços da rede socioassistencial. A população também pode pode solicitar a abordagem desse público por meio da central 156 (ligação gratuita). O serviço funciona 24 horas e o pedido pode ser feita de forma anônima. É importante informar o endereço em que a pessoa se encontra, indicando um número aproximado e pontos de referência, além de características físicas e detalhes de vestimenta.
Quando as pessoas em situação de rua aceitam o acolhimento, é disponibilizado transporte até os serviços, respeitando sempre seus perfis (pessoa sozinha, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIAPN+). Nos equipamentos, os atendidos têm espaços para pernoite, banho, jantar e café da manhã. Durante o período da operação, também é oferecido atendimento em quatro Centros Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), com pernoite, banho e refeições.
Cuidados com os animais
As tendas de atendimento também contam com ações voltadas ao bem-estar dos pets, organizadas pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap). Todas as dez tendas têm serviço de cuidados básicos, com potes de água, petiscos e distribuição de panfletos com orientações sobre cuidados com os animais nas baixas temperaturas.
Ainda há atendimento veterinário volante, que faz rodízio entre os endereços. Quando o veterinário está na tenda são oferecidos serviços de emissão do Registro Geral do Animal (RGA), microchipagem e vacinação antirrábica.
Arrecadação de roupinhas e cobertores
Para aquecer cães e gatos da população em situação de rua, a Prefeitura promove uma campanha diferente para arrecadar roupinhas e cobertores. A entrega dos itens pode ser feita na sede da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), na Zona Norte, ou em postos de coleta parceiros em várias regiões da cidade. Leia mais aqui.
Endereços das tendas
Região Central - Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
Região Norte - Santana (Praça Heróis da FEB s/n°) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);
Região Leste - Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/nº), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
Região Oeste - Lapa (Rua do Curtume, s/nº – esquina com Guaicurus).
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk