Notícia na íntegra

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025 | Horário: 17:31
Compartilhe:

Prefeitura entrega 11,5 km de Faixa Azul na Jacu-Pêssego, na Zona Leste

Cidade chega a 232,7 km da área preferencial para motociclistas

Durante o Prefeitura Presente em Itaquera, na Zona Leste, o prefeito Ricardo Nunes fez a entrega de mais 11,5 km de Faixa Azul, desta vez na Avenida Jacu-Pêssego. Com a inauguração do trecho nesta quinta-feira (10), a cidade chega a 232,7 km da sinalização preferencial para motociclistas. 

“Estamos inaugurando mais 11,5 km de faixa Azul na Jacu-Pêssego, que já tinha 20 km e, portanto, São Paulo tem agora 233 km de Faixa Azul, representando menos acidentes com motociclistas, com menos pessoas fazendo reabilitação, e principalmente, com menos óbitos. Onde tem Faixa Azul cai em 47% os óbitos naquela via, portanto uma política que salva vidas, evita acidentes, e que iremos continuar ampliando para atender mais de 1 milhão de motociclistas que usam as nossas vias todos os dias”, ressaltou o prefeito Ricardo Nunes. 

De acordo com o prefeito, das 1,3 milhão de motos que circulam pela cidade, 700 mil são de pessoas que usam o veículo para o trabalho. “Estas pessoas estão ganhando o seu pão honestamente em uma atividade em cima de duas rodas. É função, é obrigação nossa poder dar todo o respaldo para uma categoria que ajuda a elevar essa cidade a ser a maior cidade da América Latina, a quinta maior metrópole do mundo”, frisou Nunes.

Segundo Nunes, a Faixa Azul se soma a outras medidas que a atual administração adota para deixar o trânsito cada vez mais seguro. “Colocamos asfalto novo para não ter buraco, temos os semáforos inteligentes, assim como a melhora de sinalização horizontal e vertical”

Os 11,5 km são divididos em dois trechos. O primeiro tem 8,5 km, considerando ambos os sentidos, entre a Rua América Sugai e a Rua São Francisco do Piauí. O outro, tem mais 3 km, agregando os dois sentidos, entre a Rua Adriano Bertozzi e a Rua Zituo Karasawa. Este é o terceiro trecho entregue em 2025. O primeiro, com 3 km, ocorreu em 22 de janeiro na Avenida das Nações Unidas, e o segundo, com 6 km, foi na Avenida do Estado. 

Idealizada por profissionais da CET das áreas de Planejamento e Projetos, Segurança Viária, Operacional e Sinalização, a Faixa Azul foi inspirada em experiências anteriores e também em resultados em cidades estrangeiras. Atualmente, 46 vias na capital estão sinalizadas com a faixa preferencial de motos.

O presidente do Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas do Estado de São Paulo (Sindimoto), Gerson Silva Cunha, destaca que a Faixa Azul traz mais segurança aos motociclistas e motofretistas. “Isso diminui o risco que a gente corre, já que estamos o dia inteiro nas ruas da cidade”.

A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros dos motoristas e pilotos possam ocasionar ferimentos graves ou mortes.

Adriano dos Reis Souza, motoboy há 20 anos, diz que a Faixa Azul melhorou em 100% a segurança. “Você anda mais seguro, mais tranquilo. Passar no meio dos carros é bem mais seguro”.

Atualmente, a frota de motos da cidade de São Paulo é de mais de 1,3 milhão de unidades. Diariamente, mais de 500 mil motociclistas são beneficiados em seus deslocamentos com a Faixa Azul.

Histórico das implantações 2022-2025

  • 25/1/2022 – 5,5 km na Avenida 23 de Maio, desde a Praça da Bandeira até o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha).
  • 6/10/2022 – 17 km na Avenida Bandeirantes - Afonso D'Escragnolle Taunay, em ambos os sentidos.
  • 9 e 10/2023 – 1,8 km no corredor Norte-Sul, entre as Avenidas Prestes Maia e Tiradentes; e 2,8 km, que contemplaram as Avenidas Santos Dumont, Rubem Berta e Moreira Guimarães, até o Viaduto Indianópolis.
  • 6/11/2023 – 6 km foram entregues nas Avenidas Sumaré e Paulo VI.
  • 20/11/2023 – 5,8 km na Avenida das Nações Unidas; e 4 km na Miguel Yunes.
  • 4/12/2023 – 9,2 km na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3,6 km na Zaki Narchi, e 5 km na Luiz Dumont Villares.
  • 18/12/2023 – 20,2 km na Avenida Jacu Pêssego, em ambos os sentidos; sendo 5 km, entre a Rodovia Ayrton Senna e a Rua Américo Sugai. E, entre as Ruas Zituo Karasawa e o acesso à Santo André Avelino, com mais 15,2 km. Já os 8,2 km na Avenida do Estado, estão entre as Ruas dos Patriotas e da Mooca.
  • 1º/3/2024 – 1 km no Túnel São João Paulo II, no Anhangabaú, sentido Aeroporto de Congonhas, que faz conexão com as Avenidas Prestes Maias e 23 de Maio.
  • 29/4/2024 – 8,1 km no total, sendo 2,25 km na Avenida Santos Dumont, entre a Avenida Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, no sentido centro, e entre a Praça Campo de Bagatelle e a Avenida Braz Leme, no sentido bairro; 350 m na Rua Santa Eulália, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, sentido Centro; 1,7 km no Túnel Ayrton Senna 1, entre a Avenida Vinte e Três de Maio e a Rua Colatino Marques; e 3,8 km na Avenida Washington Luís, entre a Avenida Dória e a Rua Viaza, um segundo trecho entre as avenidas Vieira de Morais e Bandeirantes e também entre a Avenida Interlagos e a Rua Lacedemônia, sentido Centro.
  • 28/5/2024 – 3 km na Avenida Gastão Vidigal, entre Viaduto Miguel Mofarrej e a Praça Apecatu.
  • 29/5/2024 – 6,2 km Avenida Braz Leme, entre Rua Domingos Fasaroli e a Praça Heróis da FEB; 4,7 km Avenida Eliseu de Almeida, entre a Avenida Caxingui até a Rua Tristão de Campos.
  • 1º/6/2024 – 7,4 km na Avenida Tancredo Neves – Complexo Viário Maria Maluf, entre o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro até a Rua do Lago; 1 km no Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, entre a Avenida Afonso d'Escragnolle Taunay e o Complexo Viário Maria Maluf; 2,4 km na Avenida Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, no sentido bairro, entre as Ruas Miguel de Araújo Barreto e Domingos Afonso e, entre as Ruas Apiteri e Lessing; no sentido centro, entre as Ruas Ribeirópolis e Isaque Valadão de Freitas.
  • 27/6/2024 – O Elevado João Goulart recebeu 5,5 km da sinalização dedicada às motos, entre o Largo Padre Péricles e a Praça Roosevelt, em ambos os sentidos. Já a Avenida do Cursino, conta agora com 1,74 km de Faixa Azul, entre a Rua Dom Villares e a Rua Marcos Fernandes.
  • 1º/7/2024 – A pista expressa da Avenida Aricanduva recebeu 5,9 km de Faixa Azul entre a Rua Júlio Colaço e Avenida Itaquera, nos dois sentidos. A Avenida Salim Farah Maluf recebeu 9,7 km entre as ruas Rhone e Ulisses Cruz, também nos dois sentidos.
  • 29/07/2024 – A Avenida Gov. Carvalho Pinto teve a nova sinalização implantada nos dois sentidos entre a Rua Dr. Renato Maia e a Avenida São Miguel, totalizando 5,7 km. A Av. Calim Eid e a Av. Dom Hélder Câmara receberam a sinalização por uma extensão de 9,6 km, nos dois sentidos, entre a Av. São Miguel e Rua Catende. A Av. Inajar de Souza recebeu 6,92 km entre a Avenida Nossa Sra. do Ó e a Rua Edmundo Krug, em ambas as mãos de direção. Por fim, a Rua Vergueiro recebeu a faixa no sentido centro, entre a Avenida Lins de Vasconcelos e a Rua Dr. Barros Cruz, por 700 m.
  • 2/9/2024 – Corredor Norte-Sul, sentido Santana recebeu Faixa Azul em quatro trechos: 2,1 km nas avenidas Moreira Guimarães e Rubem Berta, entre o viaduto João Julião da Costa Aguiar e o viaduto 11 de junho; 1,35 km na Avenida 23 de Maio, entre o Complexo Viário João Jorge Saad e a rua Joinville; 1,07 km na Avenida 23 de Maio, entre a alça de acesso ao Viaduto Jaceguai e a Passarela dos Piques; e 3,92 km no Túnel São João Paulo II, avenidas Prestes Maia, Tiradentes e Santos Dumont e Ponte das Bandeiras, entre a Passarela dos Piques e da Praça Campo de Bagatelle. O Corredor Norte-Sul, sentido Aeroporto, recebeu a sinalização em 600 m do Viaduto 11 de Junho e 400 m da Avenida Santos Dumont, entre a Avenida do Estado e a Rua dos Bandeirantes. Também receberam a nova sinalização as avenidas Sen. Teotônio Vilela – com 12,5 km entre as avenidas Atlântica e Paulo Guilguer Reimberg, nos dois sentidos – e Escola Politécnica – com 9,7 km entre a Marginal Pinheiros, a Praça César W. Proença e a Rodovia Raposo Tavares.
  • 3/10/2024 - A Avenida Professor Abraão de Morais com 6,14km, entre a Rua Vigário Albernaz e proximidades do Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, em ambos os sentidos. A Avenida Doutor Ricardo Jafet, recebeu 5,36 km, no sentido Santos e no sentido Centro (São Paulo). No sentido Santos, foi dividido em dois trechos: entre as Ruas Coronel Diogo e Marcelino Champagnat e entre as Ruas Pedro Pomponazzi e Vigário Albernaz. No sentido Centro, os trechos foram: entre as Ruas Vigário Albernaz e Engenheiro Guilherme Winter e Vergueiro e Paulo Bregaro. A Rua Sapetuba recebeu 400 metros da sinalização entre a Rua Camargo e Avenida Professor Francisco Morato, sentido Centro.
  • 22/01/2025 - 3 Km de Faixa Azul na Avenida das Nações Unidas, a partir da Rua Prof. Campos de Oliveira até próximo da Avenida Interlagos, onde já há continuidade na Avenida Miguel Yunes.
  • 26/03/2025 – 6 km na Avenida do Estado, ambos os lados, sendo o sentido da Marginal Tietê, entre 100 metros antes do Viaduto Vinte e Cinco de Março e a Av. Santos Dumont. Já no sentido Ipiranga, a faixa será implementada entre 200 metros após a Rua David Bigio e o Viaduto Governador Roberto Abreu Sodré, onde se conecta ao trecho de Faixa Azul já existente na via.
  • 10/06/2025 - 11,5 km na Avenida Jacu Pêssego. São 8,5 km em ambos os sentidos entre a Rua América Sugai e a Rua São Francisco do Piauí, além de 3 km no total em ambos os sentidos entre a Rua Adriano Bertozzi e a Rua Zituo Karasawa.

 

Mídias

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn