Notícia na íntegra

Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025 | Horário: 14:24
Compartilhe:

Prefeitura faz programação com música, sarau e literatura em homenagem ao Mês da Consciência Negra

Bibliotecas e centros culturais municipais têm apresentações dedicadas à obra de Clara Nunes e Carolina de Jesus

Para o Mês da Consciência Negra, a Prefeitura de São Paulo preparou uma programação gratuita, variada e cheia de representatividade nos centros culturais e bibliotecas da cidade. No sábado (15), o Centro Cultural de Culturas Negras, no Jabaquara, zona sul, recebe a atração “Show Resplandecer: Rosa Morena canta Clara Nunes”, que começa às 15h, com um sarau e uma roda de conversa, e às 18h inicia um show da sambista Rosa Morena, que homenageia a obra de Clara Nunes e celebra a força da mulher no samba e na cultura popular brasileira.

Entre os dias 13 e 28 de novembro, as bibliotecas municipais apresentam a contação de histórias “Pequenas Notáveis: Carolina de Jesus”, da Cia. Núcleo. A atividade relembra a infância da escritora e sua trajetória como uma das vozes mais importantes da literatura negra brasileira. As apresentações acontecem nos equipamentos: 

  • Érico Veríssimo (Parada de Taipas) - 13 de novembro às 14h
     

  • Aureliano Leite (Parque São Lucas) - 14 de novembro às 14h
     

  • José Paulo Paes (Penha) - 18 de novembro às 15h
     

  • Prestes Maia (Santo Amaro) - 19 de novembro às 14h
     

  • Biblioteca Raul Bopp - 25 de novembro às 14h
     

  • Alceu Amoroso Lima - (Pinheiros) - 27 de novembro às 13h30
     

  • Álvaro Guerra (Pinheiros) - 28 de novembro às 14h

    Confira o calendário de novembro nas bibliotecas.

Até o dia 19 de novembro, a Biblioteca Mário de Andrade, na região central, promove o Clube de Leitura Tereza de Benguela, com leitura coletiva e diálogos sobre obras de escritoras negras.

Em Santo Amaro, o Teatro Paulo Eiró apresenta o espetáculo “O Território do Samba”, que conta a história de uma escola de samba após o rebaixamento no carnaval e mostra como orgulho, história e sonhos de uma comunidade podem se transformar em resistência e arte. A peça será apresentada de 12 a 15 de novembro, às 21h, e no dia 16, às 19h.

Também no dia 16 de novembro, às 16h, a Casa de Cultura São Miguel, na zona leste, será palco do projeto Galo de Rua, comandado pelo grupo GaloCantô, com músicas autorais e clássicos do samba raiz, reunindo artistas de diferentes gerações do gênero.

Confira outras programações gratuitas.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn