Notícia na íntegra

Terça-feira, 17 de Dezembro de 2024 | Horário: 12:01
Compartilhe:

Prefeitura homenageia com Medalha Herói Paulistano 200 profissionais que socorreram vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul e Litoral Norte 

Equipes de ajuda humanitária resgataram mais de 250 pessoas e de 100 animais, entre cães, gatos, aves e um coelho, em missão no Estado gaúcho 

Servidores municipais da Saúde, da Segurança e dos cuidados com animais vão receber o reconhecimento da cidade de São Paulo, pelas mãos do prefeito Ricardo Nunes com a Medalha Herói Paulistano, pela coragem e bravura em resgates, salvamentos e atuação durante as tragédias que afetaram o Litoral Norte, em fevereiro, e no Rio Grande do Sul, em abril e maio deste ano. 

Serão homenageados 200 profissionais na cerimônia de entrega da Medalha Herói Paulistano, nesta quarta-feira (18), no vão-livre da Praça das Artes. A homenagem foi criada pela Lei nº 18.155, de 12 de julho de 2024.  

As medalhas serão entregues para integrantes da Guarda Civil Metropolitana, da Guarda Civil Ambiental, da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde, por meio do SAMU e da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico - Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos (Cosap). 

Ao encaminhar o projeto de lei à Câmara Municipal, em junho deste ano, o prefeito Ricardo Nunes justificou que as equipes de ajuda humanitária enviadas pela Prefeitura de São Paulo ao Rio Grande do Sul resgataram mais de 250 pessoas e de 100 animais, entre cães, gatos, aves e um coelho, desde que chegaram ao Estado gaúcho, no dia 6 de maio de 2024, durante as fortes chuvas que afetaram a região Sul do Brasil.

“A gestão municipal enviou dois comboios com profissionais especializados e ajuda humanitária, além de montar um hospital veterinário de campanha na cidade de Canoas para realizar procedimentos como cirurgias e exame de imagens e de laboratório nos animais resgatados”, afirmou o prefeito. 

A Prefeitura também enviou para o Rio Grande do Sul equipes da Guarda Civil Metropolitana, da Guarda Civil Ambiental, da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde, além de ambulâncias anfíbias, viaturas com tração nas quatro rodas, guinchos e motosserras. Drones, motos aquáticas e diversos insumos também partiram do prédio da Administração Municipal, com objetivo de ajudar a população daquela região. 

O prefeito lembrou ainda que em fevereiro de 2023 a Prefeitura enviou equipes especializadas da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) para auxiliar no socorro às vítimas das chuvas no Litoral Norte do Estado de São Paulo. 

Coordenador das ações das equipes no Rio Grande do Sul, Fábio Lepique, secretário executivo do Gabinete do prefeito, elogiou a iniciativa. “Justa a homenagem a todos esses servidores que representaram a cidade de São Paulo nas tragédias de São Sebastião e Rio Grande Sul. Vi muito profissionalismo, disciplina, e, sobretudo, um incansável amor ao próximo. Um orgulho para os paulistanos e paulistas.” 

Para representar a coragem desses agentes, a medalha é ornamentada por uma coroa de louros de duas hastes, tendo entre as bases uma estrela de cinco pontas e sobreposição da Cruz da Ordem de Cristo, inspirada na bandeira do Município de São Paulo e representa as oito virtudes ou bem-aventuranças citadas no Sermão da Montanha (leia abaixo). 

A coroa de louros na medalha “Herói Paulistano” simboliza a vitória. Historicamente, entre os antigos gregos, ela era oferecida aos atletas vencedores das Olimpíadas. Entre os romanos, generais e imperadores eram premiados com estas coroas quando venciam suas batalhas.  

Virtudes representadas pela Cruz da Ordem de Cristo, conforme descrito na Bíblia Sagrada em Mateus 5:3-12:  

Humildade: "Bem-aventurados os humildes de espírito" (Mateus 5:3).  

Arrependimento: "Bem-aventurados os que choram" (Mateus 5:4).  

Sinceridade e incondicionalidade: "Bem-aventurados os mansos" (Mateus 5:5).  

Amor à justiça: "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos" (Mateus 5:6).  

Misericórdia: "Bem-aventurados os misericordiosos" (Mateus 5:7).  

Fé: "Bem-aventurados os puros de coração" (Mateus 5:8).  

Verdade: "Bem-aventurados os pacificadores" (Mateus 5:9).  

Perseverança na perseguição: "Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça" (Mateus 5:10-12).

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn