Notícia na íntegra
Prefeitura implanta novo sistema de drenagem no Córrego Veleiros para beneficiar 600 mil moradores da Zona Sul
O prefeito Ricardo Nunes vistoriou nesta quinta-feira (4) as obras do novo sistema de drenagem do Córrego Veleiros, localizado entre os bairros Jardim dos Lagos e Veleiros, na Capela do Socorro, Zona Sul da cidade. A Prefeitura está investindo mais de R$ 49 milhões para a realização das melhorias e a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos entre o fim de novembro e início de dezembro deste ano. Mais de 600 mil moradores serão beneficiados pelas ações.
De acordo com o prefeito, a obra é essencial para garantir a tranquilidade dos moradores em dia de chuva. “Aqui é uma região que alagava bastante, as casas ficavam inundadas. Estamos ampliando os acessos, que farão com que a água possa correr até a represa Guarapiranga resolvendo, definitivamente, os problemas de alagamento que aconteciam aqui”, disse.
A capacidade de vazão do Córrego Veleiros estava comprometida devido à erosão nas margens e assoreamento de seu leito, o que reduziu o escoamento das águas e provocava frequentes alagamentos na região.
Com aproximadamente 950 metros de extensão, os trabalhos contemplam a canalização do córrego e a construção de novas galerias subterrâneas, que vão passar sob as avenidas dos Lagos, Dr. Arthur Cordeiro e Atlântica e nas ruas Sion, Luiz Pina e Valentim Ramos Delano. Essas galerias vão desaguar na Represa Guarapiranga. Para minimizar os impactos no trânsito na região, os serviços são executados por etapas, com interdições parciais nas vias.
Para Daniel Monteiro Guedes, 42, morador da região há 30 anos, a canalização do Córrego Veleiros trará mais tranquilidade para todos os moradores do entorno
“Essa obra já está ajudando demais a nossa comunidade, é uma coisa muito boa que a Prefeitura está fazendo por aqui. Nossas preocupações com as enchentes vão finalmente acabar”, afirmou.
Implantação de novas bocas de lobo e poços de visita
As intervenções estão em ritmo acelerado e mais de 65% dos serviços já foram executados, com atenção especial para a Av. dos Lagos (canalização aberta, galerias subterrâneas e microdrenagem), Av. Atlântica (galerias subterrâneas e microdrenagem) e Rua Luís de Pina (galerias subterrâneas e microdrenagem).
O contrato contempla, ainda, a implantação de novas bocas de lobo e poços de visita, que auxiliam na manutenção e limpeza dos ramais, além da recomposição dos passeios, guias, sarjetas e pavimentação em todo o perímetro das obras. As intervenções vão ao encontro da meta da Prefeitura de São Paulo que visa reduzir as áreas inundáveis da cidade.
Demanda antiga da população, as intervenções visam conter as enchentes e assegurar o acesso dos moradores a serviços essenciais, como postos de saúde e unidades escolares, mesmo em dias de fortes chuvas. Em dezembro de 2023, tiveram início o desenvolvimento dos projetos, licenciamento ambiental e remanejamento de interferências. Vencidas essas etapas, as construções civis foram iniciadas em julho deste ano.
Mídias
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk