Notícia na íntegra

Segunda-feira, 7 de Julho de 2025 | Horário: 11:44
Compartilhe:

Prefeitura inicia Recreio nas Férias de julho com vagas abertas até dia 16

Ação é realizada em 132 polos em toda a cidade, com atividades culturais e esportivas, além de refeições

O prefeito Ricardo Nunes abriu nesta segunda-feira (7) a edição de julho 2025 do Recreio nas Férias em evento no CEU Caminho do Mar, na Zona Sul da capital. As inscrições podem ser feitas até o último dia do programa, que se encerra no dia 16 de julho. O Recreio nas Férias é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que oferece uma ampla programação gratuita para bebês, crianças e adolescentes durante o recesso escolar. A expectativa é de atender cerca de 30 mil participantes com atividades culturais, esportivas e recreativas distribuídas por 132 polos em todas as regiões da cidade.

O objetivo do programa é funcionar como mais uma ferramenta para potencializar a educação integral e inclusiva, além de garantir refeições nutritivas e atividades que promovem o desenvolvimento físico e cognitivo mesmo durante o período de recesso escolar. 

“Todo esse envolvimento da comunidade é fundamental para que possamos ter as crianças inseridas nas atividades”, disse o prefeito Ricardo Nunes, apontando que a expectativa é reunir 30 mil crianças. Também podem participar crianças a partir de 4 anos que não estejam matriculadas na Rede Municipal.

Além do acesso à cultura e ao lazer, o programa promove segurança alimentar. Todas as crianças recebem refeições diárias: três para os maiores de 4 anos (café da manhã, almoço e lanche da tarde) e cinco refeições para os bebês nas creches. A ação complementa outras políticas públicas da Prefeitura no combate à fome. Na edição de janeiro, foram servidas 1,7 milhão de refeições.

“O filho do rico vai ao clube particular. O filho do pobre tem o mesmo direito, e encontra isso no Recreio nas Férias: atividades culturais, esportivas, lazer e passeios, com acolhimento e alimentação garantida”, afirmou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.

A programação inclui jogos, oficinas, rodas de leitura, atividades esportivas e visitas a museus, cinemas, teatros e exposições. Além do entretenimento, o Recreio nas Férias tem papel fundamental no apoio às famílias que não têm onde deixar os filhos durante o recesso.

Mãe da pequena Lara, de 3 anos, a balconista Valdeane Olimpo conta que, por conta do trabalho, ela e o marido não teriam onde deixar a filha nas férias. “Essa iniciativa é muito boa. Eu e meu marido não temos com quem deixar nossa filha, nossa principal rede de apoio é a escola. Aqui, participando das atividades, minha filha segue se desenvolvendo nas férias”, disse.

Veja aqui toda a programação do Recreio nas Férias. 

Mídias

Imagens de apoio

Discurso do prefeito e atendimento à imprensa
 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn