Notícia na íntegra
Prefeitura promove ação de prevenção ao HIV na Vila Jacuí
A Prefeitura de São Paulo leva o projeto PrEP na Rua à Vila Jacuí, na Zona Leste da capital, nesta terça-feira (4). A iniciativa disponibiliza a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) fora das unidades de saúde.
A PrEP consiste no uso contínuo de medicamentos antirretrovirais (um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida. O primeiro frasco de medicamentos é entregue ao final do processo de testagem e consulta com os profissionais de saúde que estarão presentes no local.
A pessoa interessada em receber a PrEP será acolhida por um profissional de saúde para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será realizado um teste rápido para HIV e outro teste para medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais). Se não houver impedimentos, a pessoa já sai com o medicamento. Após 25 dias, ela deve se dirigir a uma unidade da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids de sua escolha para dar continuidade ao método de prevenção.
O resultado do teste rápido, tanto para pessoas que buscam a PrEP como para quem apenas desejar realizar o teste para HIV, é informado por um profissional de saúde em local reservado. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame. Se confirmado o resultado, a pessoa é orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids. A equipe que realiza a ação extramuros faz o acompanhamento até que a pessoa seja acolhida na unidade mais conveniente para o início do tratamento.
Pessoas trans e travestis que fazem hormonização em um dos serviços municipais também podem ter acesso à profilaxia na unidade em que são acompanhadas.
Serviço:
PrEP na Rua
O quê: Oferecimento do início da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para HIV, teste rápido para HIV, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante
Quando: Terça-feira, 4 de novembro
Horário: Das 8h30 às 11h30 e das 18h às 20h30
Local: Av. Ussiel Cirilo, 93 – Vila Jacuí
SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk

