Notícia na íntegra
Prefeitura promove ações de conscientização sobre a Esclerose Múltipla
A Prefeitura promove, até o fim deste mês, ações de conscientização sobre a Esclerose Múltipla, doença neurológica, crônica e autoimune, que afeta o sistema nervoso central, prejudicando a comunicação entre o cérebro e o corpo. O objetivo do Agosto Laranja, que tem como data o próximo dia 30, é criar um movimento coletivo para desmistificar a Esclerose Múltipla e fomentar o diagnóstico precoce, além de garantir mais qualidade de vida, acolhimento, respeito e dignidade para quem convive com a patologia, seus amigos e familiares.
A ação é realizada por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM).
As atividades programadas fazem parte do Cultura Inclusiva, projeto que leva pessoas com deficiência de forma gratuita à apresentações teatrais, museus e outros espaços turísticos da cidade. Nesta quinta-feira (14), as equipes da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência levarão os atendidos pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) para o Tour Experience no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como MorumBIS. Além disso, a ação estará presente no Campeonato Brasileiro, com a participação dos acolhidos pela associação, que assistirão à partida entre São Paulo e Atlético Mineiro, no dia 24, também no MorumBIS.
Uma campanha de conscientização está sendo promovida durante todo o mês de agosto no Instagram oficial da SMPED, informando a população sobre sintomas, tratamentos e outros conteúdos relevantes relacionados à doença autoimune. Também fazem parte das iniciativas a iluminação de monumentos e mensagens nos relógios da cidade.
O que é Esclerose Múltipla?
Os sintomas desta doença variam e podem incluir fadiga, alterações na visão, dificuldades motoras e cognitivas, sendo muitas vezes invisíveis. Atinge jovens adultos, especialmente mulheres, entre 20 e 40 anos, em plena fase ativa da vida.
A Esclerose Multipla não é contagiosa, não pode ser prevenida e, muitas vezes, apresenta sintomas que podem passar despercebidos ou ser confundidos com outras condições. Embora não tenha cura, pode ser controlada com acompanhamento adequado, como tratamento dos surtos, reabilitação física e cognitiva e apoio psicológico e social.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk