Notícia na íntegra

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2025 | Horário: 13:25
Compartilhe:

Prefeitura tem programação gratuita dedicada ao samba de sexta (14) a domingo (16)

Shows acontecem nas Casas de Cultura e no Centro Cultural Penha

A Prefeitura de São Paulo tem uma programação especial gratuita dedicada ao samba de sexta-feira (14) a domingo (16), entre 15h e 20h20, nas Casas de Cultura e no Centro Cultural Penha

No Centro Cultural Penha, Ricardo Reis celebra os 39 anos do grupo “Coisa de Família”, com uma apresentação marcada pela autenticidade do samba de raiz. Na Casa de Cultura Brasilândia, as “Filhas da Mãe África” promovem uma roda de samba que exalta as heranças africanas. Já na Casa de Cultura Freguesia do Ó, o grupo “Nova Raiz” apresenta sua fusão entre samba e espiritualidade.

A programação segue com o “Grupo Casa Nova”, que comemora mais de três décadas de samba na Casa de Cultura Guaianases, enquanto Rene Sobral leva os sambas de terreiro para a Casa de Cultura São Mateus. O Samba do Meio Dia, no M’Boi Mirim, promete uma roda animada, e, em Santo Amaro, Sergião Campiane traz um espetáculo que passeia pelos diversos estilos do gênero. 

História

Os bairros paulistanos sempre foram protagonistas da trajetória do samba, inspirando canções populares que atravessam gerações e servem de palco para eventos que mantêm essa tradição viva. Mais do que um ritmo, o samba na terra da garoa é um mapa sentimental da cidade, desenhado por histórias que atravessam gerações. De Adoniran Barbosa a Geraldo Filme, compositores que imortalizaram bairros icônicos como o Jaçanã (Trem das Onze), o Bixiga (Tradição), Brás (Samba do Arnesto) e a Barra Funda (Volta por Cima), retratando o cotidiano, os desafios e a alegria do povo paulistano.

E essa tradição segue viva nos encontros espalhados pela cidade. 

Do centro às periferias, São Paulo reafirma sua vocação sambista, convidando o público a celebrar esse legado cultural em cada canto da cidade.
Como diz a canção, "Vai no Bixiga pra ver...", mas também vá à Brasilândia, à Penha, ao São Mateus e a cada bairro onde o samba segue firme, contando e cantando a história de São Paulo.

Toda a programação cultural nos equipamentos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site oficial da pasta.

Confira a programação dedicada ao samba

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn