Notícia na íntegra
Programa Escritura na Mão: 628 famílias da Zona Leste recebem gratuitamente documento de posse dos seus imóveis

Uma conquista esperada por décadas em clima de felicidade e emoção, 628 famílias do Núcleo Associação de Moradores Cidade A.E. Carvalho/Jardim Cipoaba, na região de São Mateus, na Zona Leste, foram contempladas nesta quinta-feira (9) pelo Programa Escritura na Mão, que garante o documento de propriedade dos imóveis, de graça. Isso significa além do direito legal da área, mais segurança jurídica, valorização do imóvel, do bairro e, principalmente, tranquilidade a quem há anos viveu sob a incerteza de que um dia aquela casa poderia passar para os seus filhos e netos.
Com essas entregas, que aconteceram no CEU Rafael, a Prefeitura de São Paulo atinge o número de de 58.862 moradias regularizadas desde 2021 — mais de 9 mil somente em 2025 e 1.800 na região de São Mateus. A atual gestão prevê a entrega de 100 mil títulos até 2028, reforçando o compromisso com a transformação social e urbana em todas as regiões da capital.
Marilene Mendes da Silva, de 73 anos, que aguardava pelo título de sua propriedade há 35 anos, foi uma das beneficiadas pela ação. “Desde cedo estou nervosa, aquela ansiedade é igual à de quando a gente vai casar, mas é de felicidade”. Ao receber o documento, Marilene o beijou e disse onde ficará guardado. "Vai ficar na minha cabeceira", afirmou, emocionada a aposentada.
Para a autônoma Edna Dias Matias, de 41 anos, o momento é indescritível. “Muitos prometeram nos ajudar, mas só agora conseguimos, com esta ação da Prefeitura, que está de parabéns. Agora sei que vou continuar morando aqui, com tranquilidade porque pagamos pelo terreno, construímos a casa e criamos raízes. Hoje mesmo, antes de vir para o evento, olhei para os meus dois filhos e disse: ‘Agora vocês realmente têm o cantinho de vocês. Estamos muito felizes, disse Edna, mãe de Giovanna, 15, e Caio, 18, que esperava pela documentação há 24 anos.
Outra história que muda a partir desta noite é a do casal Antônio Marcos Sureira e Ladiane José da Silva Sureira que sonha há 25 anos com a posse de seu imóvel. “Nossos pais não puderam nos deixar uma herança, mas, mesmo na simplicidade, estamos deixando algo para nossa filha de 22 anos, para não precisar pagar aluguel, como nós fizemos por tanto tempo”, disse o casal. Após receberem o tão esperado título, eles, que estão juntos há 40 anos, planejam celebrar com um jantar especial, marcando o fim de uma longa espera e o início de uma nova fase de estabilidade e alegria.
O prefeito Ricardo Nunes comemorou mais uma entrega e reforçou que as pessoas vão sair do CEU Rafael com a escritura registrada no Cartório de Registro de Imóveis. “Quando tem uma conquista, comemore. Comemore, porque a conquista comemorada você vai atrair mais conquistas, e hoje é um dia de conquista. Esse documento vai passar para o seu filho, para o seu neto, ninguém mais tira, vai valorizar o seu imóvel, dar tranquilidade, segurança. Isso é superimportante”.
Entorno também é revitalizado
Além da regularização dos imóveis, a Prefeitura atua em diversas obras de infraestrutura urbana no Núcleo Associação de Moradores, incluindo instalação de redes de abastecimento de água, estruturas para coletar e conduzir o esgoto dos imóveis até a rede pública ou estação de tratamento, drenagem de águas pluviais, pavimentação, paisagismo e consolidação geotécnica, que é o reforço e estabilização do solo.
Segundo o secretário Municipal de Habitação, Sidney Cruz, a entrega reforça o compromisso da gestão com a regularização fundiária como uma política pública permanente.
“A regularização fundiária transforma vidas. Ao receber o título, as famílias conquistam a segurança jurídica da propriedade e podem investir com tranquilidade em suas casas, valorizando o bairro e melhorando as condições de vida. Temos realizado mutirões semanais em todas as regiões da cidade para agilizar o processo e garantir esse direito a quem mais precisa”, afirma.
Regularização Fundiária
Durante a entrega, equipes da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) orientam famílias residentes na área que ainda não entregaram a documentação necessária para regularizar seus imóveis, além de esclarecer possíveis dúvidas sobre o processo e dar continuidade aos atendimentos de regularização fundiária.
“Nós temos pessoas comprometidas com a causa da habitação, com a luta e a conquista de moradias que garantem não só valorização, mas também um teto digno para as pessoas. Só na Zona Leste são mais de mil unidades habitacionais entregues, e hoje acredito que é a terceira vez que viemos a São Mateus para entregar a documentação”, reforçou o presidente da Cohab, Diogo Soares.
Mídias
SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk