Notícia na íntegra
Programa Mananciais executa R$ 1 bilhão com ações de urbanização e construção de parques e unidades habitacionais em 2024
O Programa Mananciais da Prefeitura de São Paulo investiu R$1 bilhão para mudar a realidade de famílias que enfrentam desafios em comunidades urbanas, em 2024. A ação levou urbanização, moradias dignas e áreas de convivência para quem mais precisa. O Programa concluiu 9 grandes urbanizações finalizando mais 3 bairros, além das 55 obras que estão em andamento.
Foram entregues 164 unidades habitacionais, somando mais de 5.820 e há 6.490 em construção ou projeto. No caso dos espaços verdes, a Prefeitura entregou 61 mil metros quadrados de parques, parte de um total de 1,7 milhão de metros quadrados planejados. Mais que áreas verdes, são espaços para lazer, convivência e qualidade de vida.
Termos de vinculação
Em 2024, a Prefeitura entregou 4.225 termos de vinculação, garantindo segurança jurídica para diversas comunidades. Entre os locais atendidos estão:
- Boulevard da Paz: 539 termos
- Vila Nordestina: 396 termos
- Alto da Alegria: 290 termos
- Guaicuri: 289 termos
- Novo Brasil: 2.711 termos
Entregas
A etapa 5 do parque linear Cantinho do Céu – Adolfo Duarte Ferrugem foi entregue a comunidade com áreas de esporte e lazer, espaços públicos, área de plantio arbóreo e recuperação ambiental da borda da represa Billings. A área conta com 1,43km de extensão e 50.736 m² de área, além da obra do terminal Cantinho do Céu, que facilitou a mobilidade, proporcionando mais qualidade de vida às pessoas que residem na região.
Uma parte da obra de alargamento da Estrada do Alvarenga foi entregue, que contemplou 450 metros de extensão, com referência a partir da Estrada do Alvarenga altura do número 2.410 até a Rua dos Mandis, em frente ao Parque Sete Campos, com alargamento da pista para 10,5 metros de largura, prevendo duas vias para ônibus, duas para carro, faixa azul para motos e uma ciclovia.
Houve 16 casas implantadas, projetadas para atender idosos e portadores de necessidades especiais no bairro Jardim da União, que já foi objeto de urbanização pela pasta no período compreendido entre 2021 e 2022. Também estamos em fase final de Regularização Fundiária, beneficiando a titularidade de 615 famílias, o que corresponde a aproximadamente 2 mil habitantes.
A Prefeitura entregou a obra da UBS Gaivotas, beneficiando mais de 30 mil pessoas. Uma parceria entre Secretaria de Habitação do Município e Secretaria Municipal de Saúde. A UBS, depois de sua entrega, terá sua gestão feita pela Secretaria Municipal da Saúde.
O Parque Apurá com metragem de 30 mil metros quadrados de áreas verdes contempla áreas de lazer, com campos esportivos, lazer infantil e equipamentos de ginástica. Além de 52 apartamentos prontos para serem entregues no condomínio Violeta no Guaicuri e 96 no Vila Nordestina.
Premiações
O Programa Mananciais recebeu premiações, apresentações e classificações que o este ano:
Vencedores da etapa nacional, pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/SP, no projeto de urbanização do córrego e construção de unidades habitacionais no Guaicuri, ganhamos na categoria: Urbanismo, Planejamento e Cidades , além da indicação para o concurso da Bienal Panamericana de Arquitetura Quito.
Classificados para o Prêmio Periferia Viva 2024, com o projeto e execução da urbanização do Jardim da União, no eixo: Iniciativas de entes públicos governamentais.
Em outubro, o projeto das obras do Vargem Grande foi projeto no 5° CIHEL - Congresso Internacional de Habitação em Portugal, explanando sobre o tema: Intervenções urbanas do loteamento Vargem Grande na Cratera da Colônia.
Durante o World Urban Forum (WUF12, no Cairo, principal conferência global sobre urbanismo sustentável, foi lançado pela C40 Cities, em parceria com as instituições Community Jamel e Urbanshift, o Guia de Ação Climática para Urbanista, o qual teve iniciativas do Programa Mananciaispublicadas.
Em novembro, o Programa foi apresentado no 3º Fórum da União Internacional de Arquitetos - UIA 2024 em Kuala Lumpur, na Malásia, um artigo do Cantinho do Céu, denominado: “Fron Socioenvironmental Inequality to Sustainable Development: The Case of Cantinho do Céu”. Além da apresentação das 5 categorias ganhadoras em 2023 para fazer parte do Guia da UIA para a Agenda 2030.
- Categoria " Climate Action" – Cantinho do Céu
- Categoria “Industry, Innovation and Infrastructure” – Mata Virgem
- Categoria “Sustainable Cities and Communities” – Jardim Apurá
- Categoria " No Poverty " – Alto da Alegria
- Categoria " Quality Education" – Chácara Flórida
- O Jardim da União também foi selecionado para ser apresentado no IV URBFavelas 2024
- Participação no Seminário Internacional de Urbanização de Favelas
- Seleção para o Prêmio Habitat - Categoria: intervención barrio o vecindario com o projeto Parque Urbano Mata Virgem para a Bienal de Quito.
Programa Mananciais
A Secretaria Executiva do Programa Mananciais / Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB, que atua nas bacias hidrográficas Guarapiranga e Billings, ambas localizadas na Zona Sul, tem como objetivo a urbanização de assentamentos precários, regularização fundiária, atendimento habitacional (provisório e definitivo) de famílias reassentadas de áreas de risco ou de áreas em obras e implantação de parques e áreas de lazer, bem como equipamentos públicos.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk