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Segunda-feira, 1 de Setembro de 2025 | Horário: 11:12
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São Paulo amplia Programa Abrigo Amigo e chega a 200 pontos de ônibus equipados com tecnologia de acolhimento e segurança

Criado em 2023, o projeto amplia a segurança de usuários, sobretudo mulheres, em pontos de ônibus no período noturno

A cidade de São Paulo passa a contar com 200 pontos de ônibus inteligentes do Programa Abrigo Amigo, uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, Eletromidia e a Claro. O projeto transforma abrigos em espaços de acolhimento e proteção para passageiros, em especial mulheres, durante a noite e a madrugada. Nesta segunda-feira (1º), o prefeito Ricardo Nunes acompanhou a entrega de uma nova unidade na Rua Líbero Badaró, no Centro, que simboliza a expansão do programa — de 61 para 200 equipamentos em operação na cidade.

O prefeito Ricardo Nunes destacou que a iniciativa também pode integrar outros serviços públicos. “Se a pessoa precisar do SAMU ou de um atendimento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, todos os serviços do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo vão interagir com esse atendimento que a Eletromidia disponibiliza em 200 pontos da cidade”, afirmou, ressaltando ainda que o programa não gera custos para a administração municipal.

Nesta fase, serão entregues 139 novos abrigos, distribuídos pelas regiões central, norte, leste e oeste. Os equipamentos são conectados à internet e contam com câmeras de alta resolução, microfones, alto-falantes e atendimento remoto por chamada de vídeo entre 20h e 5h, permitindo que usuários em situação de vulnerabilidade solicitem acompanhamento enquanto aguardam o transporte público. 

“Os pontos são escolhidos de acordo com informações que nós colhemos da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em lugares onde há uma grande demanda de mulheres esperando o ônibus à noite e, também, desacompanhadas”, explicou o CEO da Eletromidia, Alexandre Guerrero, lembrando que o projeto será levado para oito capitais.

Criado em 2023, o Abrigo Amigo já registrou cerca de 17 mil chamadas de companhia e 285 ocorrências documentadas, reforçando a importância da tecnologia como ferramenta de proteção e humanização no espaço urbano.

Para ser atendido, o passageiro aperta um botão e por meio de uma videochamada passa a ter contato online com uma das mulheres de uma equipe preparada para acionar serviços de segurança pública e saúde durante situações de emergência. 

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