Notícia na íntegra
São Paulo amplia Programa Abrigo Amigo e chega a 200 pontos de ônibus equipados com tecnologia de acolhimento e segurança

A cidade de São Paulo passa a contar com 200 pontos de ônibus inteligentes do Programa Abrigo Amigo, uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, Eletromidia e a Claro. O projeto transforma abrigos em espaços de acolhimento e proteção para passageiros, em especial mulheres, durante a noite e a madrugada. Nesta segunda-feira (1º), o prefeito Ricardo Nunes acompanhou a entrega de uma nova unidade na Rua Líbero Badaró, no Centro, que simboliza a expansão do programa — de 61 para 200 equipamentos em operação na cidade.
O prefeito Ricardo Nunes destacou que a iniciativa também pode integrar outros serviços públicos. “Se a pessoa precisar do SAMU ou de um atendimento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, todos os serviços do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo vão interagir com esse atendimento que a Eletromidia disponibiliza em 200 pontos da cidade”, afirmou, ressaltando ainda que o programa não gera custos para a administração municipal.
Nesta fase, serão entregues 139 novos abrigos, distribuídos pelas regiões central, norte, leste e oeste. Os equipamentos são conectados à internet e contam com câmeras de alta resolução, microfones, alto-falantes e atendimento remoto por chamada de vídeo entre 20h e 5h, permitindo que usuários em situação de vulnerabilidade solicitem acompanhamento enquanto aguardam o transporte público.
“Os pontos são escolhidos de acordo com informações que nós colhemos da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em lugares onde há uma grande demanda de mulheres esperando o ônibus à noite e, também, desacompanhadas”, explicou o CEO da Eletromidia, Alexandre Guerrero, lembrando que o projeto será levado para oito capitais.
Criado em 2023, o Abrigo Amigo já registrou cerca de 17 mil chamadas de companhia e 285 ocorrências documentadas, reforçando a importância da tecnologia como ferramenta de proteção e humanização no espaço urbano.
Para ser atendido, o passageiro aperta um botão e por meio de uma videochamada passa a ter contato online com uma das mulheres de uma equipe preparada para acionar serviços de segurança pública e saúde durante situações de emergência.
Mídias
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk