Notícia na íntegra

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025 | Horário: 12:48
Compartilhe:

São Paulo recebe certificado da ONU como cidade modelo em sustentabilidade urbana

Reconhecimento foi entregue ao prefeito Ricardo Nunes durante evento internacional que reuniu lideranças globais no Hub Green Sampa, em preparação para a COP30

A cidade de São Paulo foi oficialmente reconhecida pela ONU como Cidade Modelo em Desenvolvimento Urbano Sustentável. O certificado foi entregue ao prefeito Ricardo Nunes nesta sexta-feira (31), durante a cerimônia de abertura do workshop internacional “Rumo à COP30: Conectando Cidades e Natureza”, realizado em parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O evento, que celebrou o Dia Mundial das Cidades e marcou o encerramento do Projeto Geração Restauração, reuniu lideranças globais, especialistas e representantes de governos locais para debater soluções urbanas sustentáveis e o papel das cidades frente à crise climática.

Durante o evento, o prefeito Ricardo Nunes destacou a importância de São Paulo como parceira estratégica do Brasil no caminho até a COP30, ressaltando o compromisso da cidade com ações concretas de sustentabilidade e adaptação climática. Ele também lembrou os avanços já alcançados pela gestão municipal e defendeu a importância de compartilhar práticas que já estão em curso.

“Hoje realizamos um evento muito importante, que marca o pontapé inicial da COP30 no Brasil. São Paulo apoia Belém e o Pará na realização da conferência e continuará promovendo encontros e trocas com lideranças internacionais, mostrando as boas práticas que temos desenvolvido em sustentabilidade e no combate às mudanças climáticas. Recebemos agora um reconhecimento significativo e queremos aproveitar esse momento para reforçar algo que considero essencial: mais do que discutir o que precisa ser feito, é hora de mostrar o que já está sendo feito. São Paulo está dando um grande exemplo, com mil ônibus elétricos em circulação, 200 caminhões de lixo movidos a biometano, 120 mil árvores plantadas e 54% do território com cobertura vegetal. Avançamos muito e a COP30 poderá contar com todo o apoio da cidade de São Paulo”, disse o prefeito.

Na ocasião, a líder de Cidades e Regiões do PNUMA, Sharon Gil, destacou o protagonismo da capital paulista no cenário internacional.

“Foi muito difícil encontrar uma grande metrópole com a mesma ambição de São Paulo em relação ao desenvolvimento urbano sustentável. Por isso, quero parabenizar sinceramente a cidade por esse compromisso e liderança”, afirmou.

O diretor executivo para a América do Sul do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Rodrigo Perpétuo, também ressaltou a relevância global da experiência paulistana. Segundo ele, o que São Paulo realiza em termos de integração entre cidade e natureza “ecoa para a América Latina e para o mundo”, servindo de exemplo para outras metrópoles na transição para uma economia verde.

 

Programação focada em sustentabilidade

Os debates realizados no Hub Green Sampa, em Pinheiros, abordam temas como economia verde, justiça climática, financiamento climático, restauração urbana e soluções baseadas na natureza. A programação incluiu ainda painéis temáticos, exposições, artesanato e estandes com políticas públicas da Prefeitura e iniciativas do PNUMA, como o BioCidades Empreendedoras e o Mãos e Mentes Paulistanas.

Durante a abertura, os participantes reforçaram o papel das cidades na integração das agendas do clima, biodiversidade e urbanismo, destacando São Paulo como exemplo prático dessa convergência — tanto na mitigação de emissões de gases de efeito estufa quanto na adaptação às mudanças climáticas.

“O que São Paulo faz hoje — integrando parques lineares, habitação, saneamento e gestão de recursos hídricos à dinâmica da natureza — é o caminho concreto da sustentabilidade urbana. Essa boa gestão gera legado e inspira o mundo”, pontuou Rodrigo Perpétuo.

 

Investimento no cuidado com o meio ambiente

A secretária de Relações Internacionais, Angela Gandra, destacou que o evento simboliza o engajamento da Prefeitura em integrar desenvolvimento urbano, meio ambiente e relações internacionais para construir soluções conjuntas, e ressaltou: “Estamos reforçando nosso compromisso com a cooperação internacional e com o fortalecimento de redes de cidades que trabalham pela sustentabilidade e pela justiça climática para todos. E São Paulo tem desempenhado um papel fundamental nesse sentido, principalmente com a eletrificação dos ônibus, coleta seletiva e plantio de árvores”, afirmou.

Secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi atribui o nível de preservação ambiental da cidade e o desenvolvimento de ações sustentáveis ao aumento de investimentos da Prefeitura.“Em 2018 foram investidos R$ 250 milhões na Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Hoje, somando com demais ações, como ônibus elétrico, carros a biometano, o inventário arbóreo e outras iniciativas, chegamos a R$ 40 bilhões de investimento. O que o prefeito está deixando hoje para São Paulo é um legado não só no meio ambiente, não só na infraestrutura, mas um legado em todos os setores para o povo da cidade de São Paulo”, disse.

Ao sediar o workshop “Rumo à COP30: Conectando Cidades e Natureza”, São Paulo reafirma seu protagonismo na agenda climática global, contribuindo ativamente para a construção das políticas e compromissos que serão levados à COP30, em Belém (PA).

Mídias

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn